Folha de S. Paulo


Fundação Schwab lança canal de dicas para empreendedor ter impacto social

A Fundação Schwab, parceira da Folha na realização do Prêmio Empreendedor Social, lançou neste mês a plataforma "Innovators for Impact" (em tradução livre, Inovadores para Impacto), que reúne em uma série de vídeos e textos relatos de empreendedores sociais sobre como criaram mudança social e sobre as lições aprendidas ao longo de anos de atuação na área.

A ideia da "Innovators for Impact", segundo os organizadores, é inspirar outras pessoas a aderirem ao movimento global do empreendedorismo social.

A plataforma, toda em inglês, está hospedada no site do Fórum Econômico Mundial, organização internacional para cooperação público-privada fundada por Klaus Schwab, em 1971. Já em 1998, o presidente-executivo do fórum criou, ao lado de sua esposa, Hilde Schwab, a fundação que leva o nome da família.

Em um dos tópicos do novo canal é possível conferir uma seleção de cinco ideias poderosas para a criação de impacto social.

Empreendedores como Martin Burt, criador da Fundação Paraguaia, a primeira instituição de microfinanças a atuar no Paraguai e Mark Ruiz, um ex-executivo da Unilever, nas Filipinas, que co-fundou a Hapinoy, uma organização dedicada à auxiliar pequenos comerciantes do país asiático, ajudaram a criar a lista com suas próprias experiências.

Segundo os líderes, para uma organização social conseguir alcançar impacto global é preciso ter boas parcerias, combinar flexibilidade com foco, boa distribuição da tecnologia social, fazer uso inteligente da tecnologia, e boa organização.

Em outro tópico, a Fundação Schwab apresenta dez lições sobre como ser um grande líder social, seus desafios e como ideias para superá-los, contadas em vídeos, por empreendedores sociais membros da Rede Schwab. Entre eles, o chileno Gonzalo Muñoz, CEO da Triciclos, que atua na área de inteligência na destinação de lixo.

Muñoz recomenda que os empreendedores sociais tenham mais amor pela causa em que atuam, e não necessariamente por suas organizações. "Isso te dará uma flexibilidade única e necessária", disse.

A segunda recomendação do chileno é buscar certificação de Empresa B. "É um modelo que leva muita solidez em termos de garantir os compromissos legais de atender os objetivos socioambientais, mas, ao mesmo tempo, leva muita facilidade de avançar na sustentabilidade financeira necessária", destaca o fundador da Triciclos, um negócio social com faturamento anual de US$ 5 milhões com atuação no Brasil, Argentina e Colômbia.

Todos os textos com as dicas e a série completa de entrevistas em vídeos com empreendedores sociais dos quatro cantos do globo podem ser conferida na íntegra no site do projeto.


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