Folha de S. Paulo


Folha anuncia os seis finalistas do Prêmio Empreendedor Social de 2015

Seis líderes sociais com atuação inovadora em áreas como educação, habitação, valorização da mulher e gestão pública concorrem ao Prêmio Empreendedor Social 2015, realizado pela Folha em parceira com a Fundação Schwab.

Os finalistas foram selecionados entre 141 inscritos nas duas categorias. Chegaram à final da principal chancela de empreendedorismo socioambiental da América Latina, Eliana Sousa Silva, 53 (Redes da Maré), Luis Salvatore, 38 (Instituto Brasil Solidário - IBS), e Sergio Andrade, 38 (Agenda Pública), que concorrem na categoria principal dedicada a projetos consolidados.

Conheça os finalistas

Outros três líderes, jovens de até 35 anos que estão à frente de iniciativas com um a três anos de vida, disputam o Prêmio Empreendedor Social de Futuro: Gustavo Fuga, 22, (4You2), Panmela Castro, 34 (Rede Nami) e Fernando Assad, 32 (Programa Vivenda).

"Nesta edição, selecionamos finalistas que se dedicam a enfrentar problemas sociais muito relevantes", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha. "Ao longo de mais de uma década premiamos empreendedores sociais inovadores que têm ajudado a transformar a realidade brasileira."

Os seis finalistas concorrem também na categoria Escolha do Leitor. A votação popular começa nesta terça-feira (27), às 12h, no UOL e na Folha.

Os vencedores das outras duas categorias serão escolhidos por um júri de especialistas que vai analisar o perfil empreendedor, o impacto e a sustentabilidade dos projetos e negócios sociais selecionados.

O anúncio dos vencedores será em 18 de novembro na cerimônia de premiação no Masp (Museu de Arte de São Paulo). O evento será transmitido ao vivo com acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas e visuais.

PERFIL

Na disputa pelo Prêmio Empreendedor Social estão iniciativas consolidadas, como a Redes da Maré, criada pela paraibana Eliana, líder comunitária e intelectual forjada no maior complexo de favelas do Rio de Janeiro.

Ela desenvolve projetos em áreas como educação e segurança pública. Entre eles, o cursinho pré-vestibular que já levou 1.300 moradores da Maré à universidade.

Na Lata
Seis iniciativas chegam à final da 11ª e 7ª edições dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro
Seis iniciativas chegam à final da 11ª e 7ª edições dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro

O segundo finalista é Salvatore, advogado e fotógrafo que que fundou o IBS para atuar nos rincões do Brasil, onde desembarca com caravanas de educação, saúde e arte para disseminar "ilhas de desenvolvimento" em parceria com atores locais.

O IBS faz de escolas de cidades de até 100 mil habitantes e baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) polos de mobilização e de desenvolvimento local.

Já a Agenda Pública, criada por Andrade, atua em municípios impactados por grandes obras e mega empreendimentos econômicos, como mineradoras, em todo o país.

O cientista político coloca a mão na massa para fortalecer a gestão pública e aumentar a participação popular nos municípios com o objetivo de garantir melhores serviços e mais eficiência nos gastos públicos.

FUTURO

Na disputa do Prêmio Empreendedor Social de Futuro, uma iniciativa exclusiva da Folha, voltada para revelar jovens líderes transformadores, está Assad, mestre em administração que desenhou um modelo de negócio social para atender às 12 milhões de famílias brasileiras que vivem em moradias inadequadas.

Oferece a moradores de favelas da periferia de São Paulo kits de reforma de baixo custo e complexidade, mas de alto impacto na qualidade de vida. Atrai sua potencial clientela com um pacote que que inclui crédito e mão de obra qualificada.

Estudante de economia, Fuga concorre com sua rede 4You2, de cinco escolas de inglês voltada para alunos de baixa renda também na periferia de São Paulo.

É o CEO de um negócio social que leva professores estrangeiros para morar e ensinar em zonas como Capão Redondo e Heliópolis. Conta atualmente com cinco escolas e 1.500 alunos.

Panmela, artista plástica e grafiteira, é finalista com a Rede Nami, que fundou em 2012 para aglutinar mulheres que, a exemplo dela, foram vítimas de violência doméstica.

A ideia é usar a arte urbana para promover os direitos e o empoderamento das mulheres. Passou a atuar também contra o racismo com um grupo de afrografiteiras.

PRÊMIOS

Os finalistas terão seus perfis publicados em caderno especial de circulação nacional e em vídeos exibidos no dia 19 de novembro. Além disso, receberão capacitação profissional e passarão a integrar a Rede Folha de Empreendedor Socioambientais.

Entre as premiações estão bolsas de estudos, cursos de gestão, assessoria jurídica e treinamentos personalizados, entre outros.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio da Coca-Cola e CNI e conta com a TAM como transportadora oficial. UOL, ESPM e Fundação Dom Cabral são parceiros estratégicos.


Endereço da página:

Links no texto: