Folha de S. Paulo


Bazar beneficente tem comida típica síria feita por família refugiada em SP

Neste sábado (11) e domingo (12), o Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus) realiza um bazar beneficente em São Paulo com uma atração especial: comidas típicas da Síria preparadas por um casal refugiado.

Talal Al-tinawi, 42, e sua esposa Ghazal Baranbo, 32, vão colocar a mão na massa para preparar quibe assado, frito e cru, esfiha fechada de frango, carne e queijo, homus e moutabal (pasta de berinjela).

Nelson Almeida/AFP
O sírio Talal Al Tinawi ao lado de sua esposa Ghazal e os filhos Yara, Riad e Sara
O sírio Talal Al Tinawi ao lado de sua esposa Ghazal e os filhos Yara, Riad e Sara

A família chegou ao Brasil em dezembro de 2013 fugindo dos conflitos na Síria e achou apoio no instituto para se adaptar ao país.

Inscreva-se para o Prêmio Empreendedor Social e para o Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2015.

Al-tinawi é engenheiro mecânico, mas encontrou na culinária típica de seu país uma forma de complementar a renda familiar.

"Depois que meus amigos brasileiros pediram, no fim do ano passado, comecei a cozinhar os pratos para vender. O Brasil é uma país muito caro e esse dinheiro me ajuda muito", conta.

O plano do engenheiro mecânico é seguir na área gastronômica e abrir um restaurante em São Paulo. "Por enquanto, vendo só sob encomenda, não consigo alugar um salão para montar um comércio, estou guardando dinheiro", diz.

Os pratos da família podem ser conhecidos na página oficial do Facebook.

No bazar, também serão vendidos sapatos, roupas, bolsas e livros, entre outros. Todo o material que será comercializado foi doado ao instituto por voluntários.

As vendas realizadas no bazar terão a renda revertida para a manutenção de projetos do instituto. Para o pagamento, será aceito dinheiro ou cartão.

O que: bazar beneficente para refugiados
Quando: 11 e 12 de abril, das 10h às 17h
Onde: rua Rodésia, 398 - Pinheiros - São Paulo (SP)


Endereço da página:

Links no texto: