Folha de S. Paulo


Raízes lança campanha para inovar roteiro de viagens

Para revelar o que há de mais autêntico no Vale do Jequitinhonha (MG), a Raízes Desenvolvimento Sustentável, negócio social criado pelas turismólogas Mariana Madureira e Marianne Costa, da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, lançou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a reestruturação do roteiro que leva turistas a interagir com a cultura local e para fomentar o comércio do sertão mineiro.

Com a renda arrecadada, a Raízes irá contratar a consultoria da curadora de arte Maria Sônia Madureira de Pinho, pós-graduada em Gestão do Patrimônio e que já trabalhou com o grupo de artesãs da região e também realizou exposições em cidades como Ouro Preto.

O trabalho será realizado por meio de uma viagem-piloto de seis dias pelo Vale do Jequitinhonha com foco na arte da cerâmica produzida pelas mulheres. No final, uma exposição será realizada em Belo Horizonte com as peças confeccionadas durante esse roteiro.

A nova proposta de viagem será divulgada, principalmente, para artistas plásticos, designers, artesãos, pesquisadores e interessados em arte, que, ao participarem dos roteiros, ajudarão a gerar renda para as famílias.

A campanha, produzida em parceria com a ONG Garupa, está disponível no site www.garupa.juntos.com.vc/projetos/raízes, até o dia 2 de outubro. Para participar, o interessado deve escolher o valor da doação, que também pode ter como retorno uma recompensa, de acordo com a quantia escolhida.

O custo total do projeto é de R$ 15 mil.


Endereço da página:

Links no texto: