Folha de S. Paulo


ImageMagica documenta soluções inovadoras em saúde

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, para US$ 1 investido em promoção de saúde, economizam-se US$ 5 em tratamento.

Seguindo essa premissa, o fotógrafo André François, criador da ONG ImageMagica e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, iniciou um projeto para sensibilizar governos e cidadãos para a importância da promoção de saúde e da qualidade de vida.

Após alguns anos fotografando a saúde no Brasil, André quis ampliar o registro para diferentes países, "não somente dentro dos hospitais, mas também mostrando como vivemos, nos alimentamos, aprendemos e como tudo isso afeta nossa qualidade de vida e saúde".

"Como cada lugar tem algo para ensinar", ao documentar iniciativas positivas em várias culturas, o fotógrafo mostra ao mundo o que de eficiente e eficaz é feito em diferentes comunidades. "Dessa maneira, outras pessoas e organizações podem se inspirar e encontrar soluções parecidas para seus problemas em suas próprias comunidades."

Para o Projeto Vida, André já viajou para diferentes países e culturas: comunidade Yanomami, no Brasil; Camboja; Haiti; Nunavut, no Canadá; Queens, em Nova York; Japão; África do Sul; Lesoto; Moçambique; Quênia; Uganda; Ruanda e Burundi.

Criada em 1995, a ImageMagica desenvolve projetos e documentários fotográficos que promovem educação, saúde e cultura para jovens e adultos.


Endereço da página:

Links no texto: