Folha de S. Paulo


Filme debate a desigualdade racial no Brasil

O documentário Raça, que estreia neste final de semana em circuito nacional, traz a luta de três personagens brasileiros contra o preconceito racial em diversos níveis da sociedade.

A obra, dirigida em parceria pelo cineasta brasileiro Joel Zito Araújo e a documentarista norte-americana Megan Mylan, traz cenas inéditas dos bastidores do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, que mostram os esforços do senador Paulo Paim para sancionar o Estatuto da Igualdade Racial, que demorou quase dez anos para ser aprovado.

Abaré/Divulgação
Miúda dos Santos, uma das personagens do filme Raça
Miúda dos Santos, uma das personagens do filme Raça

O roteiro apresenta também a história de Miúda dos Santos, neta de africanos escravizados e ativista quilombola, durante as manifestações pela posse das terras e pelo respeito as tradições ancestrais da Comunidade Quilombola de Linharinho, no Espírito Santo.

O cantor, apresentador e empresário Netinho de Paula é outro protagonista do documentário. O processo de criação e tentativa de consolidar seu canal, a TV da Gente, fundado principalmente por profissionais negros, é o foco dos diretores.

Durante a pré-estreia, Araújo comentou sobre o objetivo principal da obra. "Nossa intenção é que esse se torne um filme necessário."

De Paula mencionou a importância dos não negros que contribuem para a erradicação do preconceito. "Eles também estão sendo homenageados aqui."

Todo o dinheiro arrecadado com a exibição nos cinemas será doado para o Fundo Baobá para Equidade Racial.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: