Folha de S. Paulo


Premiada foto de agricultura familiar em favela do Quênia

Com a foto intitulada "Being productive is being independent" (Ser produtivo é ser independente), que retrata a imagem da agricultura familiar em uma favela do Quênia, André François, 46, recebeu o terceiro lugar na categoria "Open Competition" e foi o único brasileiro entre os finalistas da Syngenta Photography Award, premiação que contou com mais de 8.000 inscritos.

André François/Divulgação
"Being productive is being independent"

Na foto, André, que integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, retrata uma das histórias que integram seu documentário mundial de saúde, o Projeto Vida, que busca iniciativas positivas de saúde e qualidade de vida em diferentes países.

A obra revela a favela de Mukuru, em Nairóbi (Quênia), na qual um projeto da Solidarites International ensina famílias a produzir em casa seu próprio alimento. O objetivo é plantar vegetais em sacos de estopa no quintal de casa, aproveitando melhor pequenos espaços. Dessa forma, além de cultivar seu próprio alimento, os moradores vendem o excedente, gerando renda para a família.

A premiação do Syngenta teve como tema o "rural-urbano". Na categoria "Open Competition", o primeiro lugar foi para Holly Lynton, dos EUA, e o segundo, para Vitaliy Popkov, da Ucrânia.

Entre os dias 17 e 21 de maio, as fotografias vencedoras poderão ser vistas na exposição que acontece na Somerset House, em Londres.


Endereço da página:

Links no texto: