Folha de S. Paulo


Com 9,4% de abstenção, Unesp faz prova tradicional e sem surpresas

Igor do Vale-13.nov.2016/Folhapres
FRANCA, SP, 13.11.2016: VESTIBULAR-UNESP - Movimentação de estudantes no câmpus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), durante a primeira fase do vestibular 2017, em Franca, interior de São Paulo, neste domingo (13). (Foto: Igor do Vale/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Estudantes se preparam para fazer exame da 1ª fase no campus da Unesp em Franca, no interior de SP

A primeira prova da segunda fase da Unesp (Universidade Estadual Paulista), aplicada neste domingo (17), dividiu as opiniões dos professores de cursinho ouvidos pela Folha –enquanto alguns elogiaram o exame, houve quem tenha criticado o seu conteúdo.

Foram 24 questões, sendo 12 de ciências humanas e 12 de ciências da natureza. Já na segunda-feira (18), serão 12 questões de linguagens e códigos, além da redação.

Dos 107.753 inscritos no vestibular, 53.063 classificaram-se para esta fase. Destes, 4.930 não foram fazer a prova, ou 9,4% do total.

Marcelo Dias, coordenador do Curso Etapa, considerou a prova bem elaborada e elogiou a banca examinadora. Ele ressaltou que as questões de filosofia exigiu conhecimentos específicos –ao contrário de outras provas, em que bastava interpretação de texto– e que a de geografia foi um dos pontos mais difíceis.

Já o coordenador pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Pasinafo, afirmou que a banca foi fiel ao perfil tradicional da prova –o que, segundo ele, teria pontos negativos. "Os temas foram muito clássicos, alguns até batidos. Sem interdisciplinaridade nem outra surpresa de nenhum tipo, chega até a ser sem graça."

A coordenadora do objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, também salientou o DNA tradicional do exame preparado pela Vunesp, mas fez uma análise positiva do seu conteúdo. "Perguntas claras e bem elaboradas, abordando temas que os professores abordam na sala de aula. O aluno bem preparado, que realmente estudou, fez a prova com tranquilidade.

Daniel Perry, coordenador do Curso Anglo, considerou a prova fácil. "Como é recorrente nas provas da Vunesp, foi uma prova acessível, o que é uma via de duas mãos: nas carreiras mais concorridas, o candidato não pode errar".

Segundo a Vunesp, órgão responsável pelo vestibular da Unesp, as vagas serão distribuídas por dois sistemas: o Sistema Universal (3.667 vagas) e o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (3.698 vagas). No total, serão oferecidas 7.365 vagas no vestibular de 2018.

Confira a correção comentada da prova feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo neste link.

Aqui, a correção feita pelo Curso Etapa.


Endereço da página:

Links no texto: