Folha de S. Paulo


Incêndio raro em central de dados põe em alerta 'sistema nervoso' da USP

Incêndio na USP

Alvo de reclamações por falta de investimentos e cobranças por manutenções sistemáticas, a central de dados e tecnologia da USP foi atingida por um princípio de incêndio no começo deste mês que paralisou a conexão da rede e colocou um alerta sobre as condições do sistema de informática da instituição.

Esse data center é considerado um "sistema nervoso" da universidade, por concentrar de equipamentos a servidores responsáveis pelo processamento de dados.

Depende dele a troca de arquivos de pesquisas acadêmicas e qualquer acesso básico de internet por alunos e funcionários, por exemplo.

Pela sensibilidade estratégica, incêndios são considerados raros, e há vários protocolos de segurança e manutenção a serem seguidos.

No caso da USP, esse local ainda hospeda um ponto de conexão da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), projeto federal que conecta as instituições de ensino e pesquisa do país inteiro.

O fogo provocado pelo superaquecimento de cabos no último dia 3 resultou num curto circuito que levou à queda do sistema, atingindo também outras instituições do Estado, como UFSCar, UFABC e Unicamp.

Os transtornos se estenderam pelo dia seguinte, um sábado, e foi improvisado um reparo emergencial.

Um vídeo obtido pela Folha mostra a nuvem de fumaça que saiu da sala. A USP afirma que não chegou a ser necessário acionar as equipes do Corpo de Bombeiros.

SUCATEAMENTO

A própria RNP disse que é "raro" casos de incêndio nos 27 pontos de conexão espalhados pelo Brasil. "A RNP já recebeu um relato do problema e estamos analisando que outras medidas podemos adotar para evitar que novos problemas venham a ocorrer", afirmou, em nota.

Os impactos da queda de conexão entre os dias 3 e 4 deste mês não atingiram outras instituições de fora de São Paulo, segundo a RNP.

A reitoria da USP diz que não houve perda de dados e que, nos últimos quatros anos, houve investimentos de R$ 4 milhões no data center.

Funcionários da área de tecnologia da universidade relatam, entretanto, sucateamento do sistema (sem reposição adequada de peças) como causa do fogo.

A USP, que tem 88 mil alunos, passa por uma crise financeira desde 2014. Quase a totalidade dos repasses oriundos do Tesouro estadual estão comprometidos com a folha de pagamento.

Acervo Pessoal
Incêndio atingiu data center da USP no dia 3 de novembro e interrompeu conexão à internet na universidade. Crédito: Acervo pessoal DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM
Fumaça em prédio durante incêndio no data center da USP

O professor Gil da Costa Marques, ex-superintendente de TI (Tecnologia da Informação) da USP, diz que a preocupação com a central de dados existe há alguns anos. "O que eu posso lhe assegurar é que o data center já preocupava há muito tempo", disse ele, evitando comentários sobre a situação atual.

Mensagens obtidas pela Folha mostram que desde o início de 2016 servidores da área de tecnologia pediam manutenção dos equipamentos. Em junho, o risco de superaquecimento já havia sido identificado por eles.

A USP informou que uma manutenção de dois dias ocorreu no dia 12 do mês passado. Esse processo, entretanto, não evitou o superaquecimento de cabos neste mês.

O data center fica em um prédio térreo na Superintendência de Tecnologia da Informação, perto de salas de aula da Escola Politécnica.

"Os sistemas corporativos ficaram fora do ar durante o período de manutenção e restabelecimento do sistema elétrico", disse a USP, em nota.

O atual vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, foi nomeado nesta semana por Geraldo Alckmin (PSDB) para assumir a reitoria no ano que vem.

PANE NO SISTEMA Entenda o que provocou falhas de conectividade em universidades de SP - Internet USP Centro de dados

Endereço da página:

Links no texto: