Folha de S. Paulo


Professor da USP relaciona distúrbio na tireoide com homossexualidade

Reprodução/Facebook
Apresentação de slides do professor Antonio Carlos Simões durante aula na USP
Apresentação de slides do professor Antonio Carlos Simões durante aula na USP

Em aula ministrada na Escola de Educação Física e Esporte da USP, um professor afirmou que distúrbios da tireoide podem causar "homossexualismo, masculinização das mulheres e desvirilização dos homens".

O slide com a afirmação foi projetado, na quarta-feira (25), pelo professor Antonio Carlos Simões, responsável pela disciplina "dimensões psicológicas da educação física e do esporte".

Registrado em foto por uma aluna, o slide tem circulado pelas redes sociais e gerado discussão entre os alunos que acusam o professor de declarações de cunho machista e homofóbico.

Procurado pela Folha, Simões, ex-técnico olímpico da seleção brasileira masculina de handebol, disse que se tratou de um mal entendido entre os alunos e não quis dar explicações sobre a aula.

Questionado sobre as referências científicas utilizadas, orientou que a reportagem buscasse por artigos e por "um vídeo que foi passado na Globo". Não soube dizer data nem que reportagem era essa.

Em nota, a direção da Escola de Educação Física disse estar "empenhada em contribuir para a educação, direitos humanos, democracia e preservação dos direitos à diversidade". O caso foi encaminhado para o Núcleo dos Direitos Humanos, que conversará com o professor na próxima segunda-feira.

Alexandre Hohl, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, diz que não há qualquer evidência médica que justifique a relação entre tireoide e homossexualidade. "É um equívoco as pessoas irem para áreas que não são do seu domínio, seja na graduação ou na pós-graduação."

O endocrinologista Ricardo Botticini Peres, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que virilização e masculinização são doenças associadas a tumores adrenais ou ovarianos e a certas doenças genéticas.

"Em casos extremos, quando a doença está avançada, é possível que haja disfunção sexual, diminuição da libido e alteração menstrual, mas esses são sintomas secundários à baixa do hormônio tireoidiano", afirma.

*

O QUE DIZ O SLIDE

"A Tireoide

Dos distúrbios da tireoide podem resultar, além de outros, distrofias genitais, homossexualismo, masculinização das mulheres, desvirilização nos homens, deficiências suprarrenais, tendências a fadiga e incapacidade de suportar estados de tensão (estresse)

Importante - avaliar o quanto o perfeito ou imperfeito funcionamento da tireoide influi na eficacidade de praticamente todos os tipos de atividades"


Endereço da página: