Folha de S. Paulo


ProUni abre seleção para 77 mil bolsas nesta segunda; veja o que fazer

Isabelle Araújo - 24.jan.17/MEC
Estudantes durante realização do exame do Enem; exame é exigido para quem busca bolsa do ProUni
Estudantes durante realização do exame do Enem; exame é exigido para quem busca bolsa do ProUni

O MEC (Ministério da Educação) abriu, nesta segunda-feira (31), o período de inscrição para selecionar 77 mil bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). Os interessados terão que se inscrever apenas pelo site do programa.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), as bolsas que são ofertadas agora não foram preenchidas na seleção do segundo semestre deste ano, quando o governo disponibilizou 147.492 benefícios.

Os estudantes terão dois prazos de inscrição. Para os candidatos que não estão matriculados em alguma instituição do ensino superior, o prazo seguirá até 25 de agosto. Já para os que estão matriculados, as inscrições terminam só no dia 30 de outubro.

EXIGÊNCIAS

O interessado em obter uma bolsa no programa federal precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010. A nota na prova precisa ser igual ou superior a 450 pontos, além de não zerar a prova de redação.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, per capita, de até um salário mínimo e meio.

Para as bolsas parciais, de 50%, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos um de três requisitos: ter cursado ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral numa escola privada, ter alguma deficiência ou ainda ser professor da rede pública de educação básica.

No caso dos professores, as bolsas são para cursos de licenciatura e não há limite de renda.


Endereço da página:

Links no texto: