Folha de S. Paulo


Fies vai prever desconto de salário assim que devedor tiver emprego

Arquivo MEC
Estudantes deixam local de exame do Enem
Governo deve anunciar mudanças no Fies, financiamento infantil universitário, nesta semana

O governo de Michel Temer (PMDB) deve lançar nesta semana as novas regras para o Fies, o financiamento estudantil de universitários.

Uma das propostas para diminuir a inadimplência é que o estudante recém-formado, assim que arrumar um emprego, tenha descontado de seu salário a parcela que deve ao banco que financiou seus estudos por meio do programa.

A empresa, ao reter os impostos que o trabalhador tem que pagar ao governo, reteria também a parcela do Fies. O modelo seria o mesmo do crédito consignado.

Profissionais liberais também estariam obrigados a saldar o financiamento com o pagamento de impostos.

O modelo foi inspirado no que existe hoje na Austrália. A medida garantiria às instituições financeiras o retorno do dinheiro, baixando a inadimplência e, portanto, o custo do empréstimo.

Inadimplência - A porcentagem de ex-alunos com pagamentos atrasados tem girado em torno de 50%

A ideia do governo é que os juros se mantenham no mesmo patamar nos empréstimos do Fies.

Conforme reportagem da Folha mostrou, o governo prevê também o fim do prazo de carência para que estudantes beneficiados iniciem o pagamento da dívida.

Hoje, o aluno faz o curso universitário enquanto o governo paga para a instituição de ensino. Ao terminar a faculdade, ele tem um ano e meio para começar a quitar as parcelas do financiamento.

As alterações devem afetar tanto as condições para alunos como para instituições de ensino superior particulares.

O fundo que funciona como um fiador de parte da inadimplência dos estudantes também sofrerá mudanças.

CUSTOS - Gastos do governo com o Fies, em R$ bilhões

O aluno, por sua vez, já saberá o valor total da dívida assim que firmar o contrato. Atualmente o financiamento é atualizado a partir do reajuste de mensalidades.

Desde 2016 a área econômica do governo comanda proposta de revisão do programa. O Fies foi criado em 1999, mas a partir de alterações feitas em 2010, que facilitaram as condições de acesso, o número de contratos e os gastos dispararam. Hoje, há 2,3 milhões beneficiados.

ATRASOS

A inadimplência do Fies atingiu 53% dos contratos em fase de pagamento no fim do ano passado, como a Folha revelou em janeiro. Quase 30% do total tinham atrasos de mais de um ano.

O nível é similar levando em conta apenas contratos firmados a partir de 2010 e já em fase de amortização. Dos 172 mil contratos nessa situação, 50% estavam atrasados -20% em mais de um ano.
Só em 2016, o governo gastou cerca de R$ 30 bilhões entre custos com mensalidades e subsídios.


Endereço da página:

Links no texto: