Folha de S. Paulo


USP fica entre as 50 melhores do mundo em oito cursos

A USP (Universidade de São Paulo) foi apontada como uma das 50 melhores instituições de ensino do mundo em oito cursos.

O estudo, da consultoria britânica de ensino superior QS (Quacquarelli Symonds) leva em conta 46 cursos e abrange 1.127 universidades em 74 países.

Figuram na lista os cursos da USP de odontologia, engenharia (minerais e mineração), cursos ligados a esportes, arquitetura (ambiente construído), agricultura e ciências florestais, veterinária, antropologia, arte e design, e direito.

Outras quatro universidades brasileiras, todas públicas, aparecem no top 50. São elas a Unesp (com odontologia e veterinária), a Unicamp (odontologia e agricultura e ciências florestais), a UFMG (cursos ligados a esportes) e a UFRJ (antropologia).

Entre os critérios avaliados para elaborar a classificação estão o número de citações em artigos acadêmicos, o número de publicações científicas e respostas a pesquisas com empregadores e comunidade acadêmica por todo o mundo.

O topo da lista é da Universidade de Harvard (EUA), com 15 cursos em primeiro lugar, seguida pelo MIT, também dos EUA, com 12 cursos na liderança mundial.

Desde que a avaliação teve início, em 2004, o Brasil apareceu 246 vezes nas 46 tabelas de cursos, com 27 universidades, o que torna o país o mais frequente entre os latino-americanos.

Cursos no Brasil - Principais destaques do país no ranking

Destaques - Instituições que se destacam com mais frequência nos top 10 dos 46 cursos


Endereço da página:

Links no texto: