Folha de S. Paulo


Governo Temer congela nomeação de reitora da Unifesp escolhida por voto

A sucessão na reitoria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), cujo novo mandato se iniciaria nesta quarta-feira (8), foi suspensa pelo MEC (Ministério da Educação) depois que um professor da instituição questionou a consulta prévia feita com alunos, professores e funcionários, de forma paritária.

Sindicato de docentes e membros da instituição reclamam que a decisão do MEC fere a autonomia universitária.

A atual reitora e candidata à reeleição, Soraya Smaili, ficou em primeiro lugar na consulta informal feita em novembro de 2016. Foi a primeira vez que uma votação com paridade entre alunos, professores e funcionários ocorreu na instituição.

Divulgação
Atual reitora da Unifesp, Soraia Smaili, teve nova nomeação congelada pelo governo Temer
Atual reitora da Unifesp, Soraia Smaili, teve nova nomeação congelada pelo governo Temer

A previsão para esse formato ocorreu após alteração do estatuto, aprovada em maio de 2016 pelo Consu (Conselho Universitário) –órgão deliberativo da instituição. Essa consulta prévia antecede a elaboração de uma lista tríplice, oficializada pelo Conselho Universitário.

Pela legislação, a lista tríplice vai para o MEC e cabe ao presidente da República fazer a nomeação. A presidência pode escolher qualquer nome da lista, mas é tradição que o indicado com mais votos na universidade seja o escolhido.

O MEC defende que a apuração e suspensão do processo é necessária como forma de garantir o que diz a Lei nº 9.192, de 1995, que fala sobre a escolha de dirigentes nas universidades federais. A lei exige que docentes tenham peso de 70% na eleição de reitores.

Nota técnica do MEC (nº 448, de 2009), entretanto, prevê consultas paritárias, caso a lista final seja definida pelo Conselho Universitário –onde a representatividade de 70% professores é garantida.

O assessor do gabinete da reitoria, Décio Semensatto, defende que tudo foi feito de "forma correta e dentro dos prazos". "O que está acontecendo é uma situação excepcional dentro MEC", disse. A reitora Soraya Smaili preferiu não se pronunciar.

Após o questionamento do MEC à universidade, o Consu se reuniu novamente e, no dia 31 de janeiro, reiterou a lista tríplice encabeçada por Smaili.

"O governo quer uma razão para interferir na autonomia", diz Ana Maria Ramos Estevão, vice-presidente regional do Andes (sindicato nacional dos docentes de ensino superior). Ela também é professora da Unifesp.

PARITÁRIA

O formato de consulta paritária é uma tentativa de ampliar a participação democrática dentro da universidade. Das 63 universidades federais, ao menos 37 adotam o modelo, de acordo com levantamento da agência de notícias da UnB (Universidade de Brasília) de 2012.

Para respeitar a lei, as instituições adotam, em geral, dispositivo parecido ao da Unifesp. Fazem uma consulta informal com a comunidade e o Conselho Universitário define a lista tríplice a partir do resultado.

A realização de uma consulta prévia na Unifesp já havia sido questionada no Ministério Público Federal no ano passado, também por iniciativa de uma docente. Mas, em setembro, o procurador Roberto Antonio Dassie Diana arquivou a denúncia ao concluir que a reclamação era improcedente.

Disputaram a reitoria na Unifesp apenas duas chapas. Na consulta, a chapa da atual reitora venceu nas três categorias (entre os alunos, professores e funcionários).

Após a votação da comunidade universitária, a chapa derrotada, encabeçada pelo professor Nildo Alves Batista, não oficializou no Conselho Universitário o interesse de concorrer à lista tríplice –como manda as normas internas da Unifesp. Dessa forma, a lista foi composta com outros dois professores membros do Consu, além da atual reitora. O que também está dentro da normalidade.

Esse ponto também faz parte da denúncia levada ao MEC pelo professor aposentado Antonio Carlos Lopes. O docente disse à Folha que foi orientado pelo MEC a não comentar o caso.

O professor Nildo Alves Batista não quis se manifestar. Ele também não esclareceu por que não oficializou a candidatura no Consu.

O MEC promete nomear um reitor temporário até o fim da apuração. A atual vice-reitora, Valeria Petri, assume a reitoria a partir de hoje. Ela tem mandato até dia 17 de fevereiro.


Endereço da página: