Folha de S. Paulo


Inscrições para o Prouni se encerram nesta sexta-feira

As inscrições para o primeiro semestre de 2017 do Prouni (Programa Universidade para Todos) se encerram às 23h59 desta sexta-feira (3). O programa distribui bolsas para estudantes de baixa renda ingressarem em instituições privadas de ensino superior.

Os interessados devem realizar as inscrições, que são gratuitas, no site do Prouni –o candidato poderá pesquisar a partir do nome da instituição, do curso ou da cidade desejada. Podem ser escolhidas até duas opções de curso e poderá alterá-las ao longo do processo.

Para se inscrever, deverão ser indicados o número de inscrição e a senha usados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016, além do CPF. Para participar, o aluno precisa ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem 2016 e não ter tirado nota zero na redação.

Além disso, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral em escola privada, não ter diploma de ensino superior e comprovar renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 1.320) por pessoa para bolsa integral e de até três salários mínimos (R$ 2.640) por pessoa para bolsas parciais.

Também podem participar pessoas com deficiência e professores do magistério que integrem o quadro permanente de instituição da rede pública de ensino.

Reprodução
Inscrição do Prouni (Programa Universidade para Todos)
Página de inscrição para o Prouni

Nesta edição, o MEC oferece 214.110 bolsas de estudo. Dessas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais (50% de desconto). De acordo com o órgão, o número de bolsas ofertado é o maior desde a criação do programa, em 2004, e representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado (203.602).

Até o segundo semestre de 2016, segundo o MEC, o programa já atendeu mais de 1,9 milhão de estudantes, 70% com bolsas integrais. O processo de seleção ocorre duas vezes por ano.

SISU

Começa nesta sexta-feira o prazo para que os estudantes que conseguiram uma vaga por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) façam a matrícula nas instituições públicas de ensino superior.

As inscrições, que são presenciais, ainda podem ser feitas nos dias 6 e 7 de fevereiro.


Endereço da página:

Links no texto: