Folha de S. Paulo


Psicologia e semiótica se unem em curso de identificação de tendências

Identificar tendências de consumo e aplicá-las aos negócios se torna cada vez mais relevante. De olho nesse nicho, instituições já oferecem cursos que propõem maneiras mais eficazes de acessar o consumidor e criar produtos e serviços de sucesso.

"Tendência e inovação estão entre os temas mais procurados na pós, todos querem o próximo Uber. Há o caminho tradicional, por meio de 'brainstorm', e existe o ingrediente novo, que é olhar para as tendências com novos elementos em mãos", diz Marcelo Veras, CEO da Inova Business School, que oferece o MBA de TrendsInnovation em Campinas e São Paulo.

Esses novos elementos envolvem técnicas de pesquisa e análise de dados sobre perfil do consumidor, hábitos de consumo e mudanças da sociedade. "Sempre olhamos para o futuro, em todas as disciplinas. Trazemos uma reflexão crítica de como são os produtos e de como eles podem ser", conta Fábio Righetto, coordenador do curso de design e cultura material da Faap, também voltado ao estudo de tendências.

Os cursos levam questionamentos sobre o que é oferecido no mercado e estimulam um olhar apurado para as transformações do mundo. "Ao criar produto ou serviço, em geral pensamos no jovem saudável. Mas é preciso prestar atenção em uma população que está envelhecendo", afirma Righetto.

Costumam ser oferecidas nos cursos disciplinas teóricas, como ética, semiótica, economia e psicologia, e mais práticas, como as que analisam tendências em si, novos hábitos criados pela internet, e as que mostram diferentes ferramentas de pesquisa.

Uma dessas ferramentas é o "coolhunting". O nome em inglês se traduz como caça ("hunting") do que é legal ("cool"). A técnica é um conjunto de pesquisas de observação para identificar tendências. "Com esse tipo de estudo, vemos que o futuro não é uma caixa-preta como muitos acreditam", afirma Veras.

Pos graduação

SUOR

A neurociência também oferece instrumentos de pesquisa e aparece cada vez mais nos currículos. Os alunos aprendem sobre exames que atestam mudanças no cérebro, na pupila e no padrão de suor, dando pistas sobre o sucesso de um produto.

"Para entender uma tendência, é preciso saber como funciona o processo decisório humano. A ideia de que a decisão é racional, pelo preço ou comparação direta de produtos, já caiu por terra", afirma Juliana Acquarone, responsável pela disciplina de neurociência e consumo de cursos da ESPM.

Profissionais de comunicação, pesquisa de mercado e marketing, designers e gestores são os que mais procuram os cursos. "São bons para quem quer entender a pesquisa com mais critério e de forma mais objetiva", diz Janaína Brizante, professora da especialização pesquisa de mercado em comunicações da ECA-USP e diretora da Nielsen Consumer Neuroscience.

Ela avisa: "Há uma demanda maior do mercado por profissionais que entendam bem de fisiologia e possam aplicá-la na comunicação".

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Adriano Vizoni/Folhapress
Tassiane Castelani, 26, executiva de contas da área de seguros
Tassiane Castelani, 26, executiva de contas da área de seguros

ATALHO PARA REUNIÃO MAIS PRODUTIVA

Foi no 3º ano da faculdade de Publicidade que Tassiane Castelani, 26, descobriu como a neurociência pode ajudar a entender o comportamento do consumidor. Decidiu, então, matricular-se na pós em neuromarketing da Inova Business School e especializou-se em gestão de tendências e inovações.

"Conhecer o funcionamento do cérebro melhora a vida pessoal e profissional, porque é possível saber o que a outra pessoa espera e agir de acordo."

Esse conhecimento também vale para sua carreira como executiva. "Numa reunião, posso observar comportamentos do meu interlocutor. Às vezes, é preciso mudar a forma de conduzir o encontro ou até encerrá-lo, porque não trará nenhum resultado naquele momento."

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ONDE ESTUDAR

PESQUISA DE MERCADO EM COMUNICAÇÕES

MODALIDADE
especialização
ONDE
ECA-USP São Paulo
DURAÇÃO
18 meses
QUANTO
R$ 21.600, à vista

TRENDSINNOVATION

MODALIDADE
MBA
ONDE
Inova Business School
DURAÇÃO
12 meses
QUANTO
R$ 19.125 (São Paulo) e R$ 12.537 (Campinas), à vista


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