Folha de S. Paulo


Encontros dão introdução à neurociência e ajudam nos contatos

Cursos rápidos, palestras e eventos voltados a neuromarketing e neurobusiness são opções para iniciar ou aprofundar a formação na área de neurociências aplicadas.

"Servem para ter uma ideia da área e saber o que esperar da pós. Mas também levam conhecimentos aplicáveis de forma mais imediata", diz Luis Rasquilha, CEO da Inova Business School.

A escola de negócios oferece pós em neuromarketing e promove palestras e workshops sobre o tema. O próximo evento, "neuromarketing em consumer experience", com palestrantes da ICN Agency, de Portugal, será realizado em março.

A ESPM oferece, além dos cursos de ciências do consumo, pequenas imersões em neuromarketing.

Erica Ariano, professora do curso de um dia "Neuromarketing: desvendando os mistérios do cérebro do consumidor", afirma que esse tipo de aula serve para desfazer mitos: "Muita gente ainda acha que neuromarketing é algo como lavagem cerebral".

Os cursos também ajudam a aumentar a rede de contatos profissionais, segundo Guilherme Ferris, um dos fundadores do IBN (Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia).

A instituição tem parcerias com a Universidade São Judas (SP) e a UFRJ. Durante o ano, faz workshops de dois dias. Os próximos serão em SP (11 e 12/3), Recife (17 e 18/3) e Brasília (23 e 24/3).

O IBN também organiza um simpósio anual. Neste ano, ocorre em outubro, na UFRJ. "O simpósio é acadêmico, com discussão de artigos científicos. Já os workshops são mais voltados para o mercado", diz Ferris.

De aplicação imediata, o curso "neurobusiness e design think aplicado à gestão empresarial e à qualidade de vida", do Isae (Instituto Superior de Administração e Economia), tenta "mudar o modelo mental do aluno", diz Robson Gonçalves, coordenador do curso.

Para ele, ao conhecer princípios da neurociência, o profissional entende seus processos mentais e se torna mais eficiente.

Fóruns de neurociências aplicadas também são opção para incrementar o currículo e conhecer novidades. Um dos maiores desse tipo no país é o NEF Summit - Neurobusiness Experience Forum.

A quarta edição do encontro, que já recebeu o neurocientista Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, e Roberto Lent, da Academia Brasileira de Ciências, acontece em setembro, em São Paulo.

"Há uma experiência prática de branding com marca convidada e apresentações de inovações tecnológicas", afirma Regina Monge, presidente da rede neurobusiness.org, realizadora do evento.

*

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BRASIL, 14-01-2017, 16h20: ESPECIAL POS GRADUACAO. Drausio Fonseca, personagem para o caderno
Dráusio Fonseca, 44, publicitário, fez pós em neuromarketing na Inova Business School, em Campinas

Teoria é ponto de partida para a inovação

O publicitário Dráusio Fonseca, 44, encontrou na pós em neuromarketing, da Inova Business School, uma forma de embasar suas decisões para uma campanha.

"Disciplinas como neurociência e consumo me ajudaram a entender de forma empírica quais são os estímulos que motivam as decisões de compra", diz.

Para Fonseca, agora ficou mais fácil explicar para o cliente porque uma fórmula funciona e outra não.

"Com esses conhecimentos podemos deixar de 'fazer porque o cliente gosta' e investir em novidades."

*

FORMAÇÃO RÁPIDA

Neuromarketing em consumer experience

MODALIDADE palestra
ONDE Inova Business School
QUANDO 7/3
QUANTO gratuito

Neurobusiness e Design Think

MODALIDADE extensão
ONDE Isae
QUANDO 5/7 e 6/7, em Curitiba (PR)
QUANTO a partir de R$ 860

Desvendando os mistérios do cérebro do consumidor

MODALIDADE extensão universitária
ONDE ESPM
QUANDO 18/2
QUANTO R$ 849

Neuromarketing: inovação, métrica e prática

MODALIDADE workshop
ONDE IBN (ibnbrasil.com)
QUANDO SP: 11 e 12/3; Recife: 17 e 18/3; Brasília: 23 e 24/3
QUANTO R$ 760 (SP) e R$ 520

NEF Summit

MODALIDADE fórum
ONDE Neurobusiness.org
QUANDO 21 e 22/9
QUANTO a partir de R$ 980


Endereço da página: