Folha de S. Paulo


Participantes do Enem 2016 já podem consultar suas notas na prova

Joel Silva/Folhapress
Estudantes entram na porta da UNIP, Vergueiro, na abertura dos portões para a prova do Enem. Foto Joel Silva
Estudantes entram para fazer as provas em faculdade na zona sul de São Paulo

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 já podem acessar seus resultados individuais. A consulta foi aberta às 11h30 desta quarta-feira (18) e pode ser feita pelo site do Inep.

No resultado, os candidatos poderão saber as notas em cada uma das quatro provas do exame: linguagens, matemática, ciências Humanas e ciências da natureza. Também terão acesso à nota da redação, cujo tema foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil".

O MEC (Ministério da Educação) informa que as notas de todos os participantes do Enem estão disponíveis. Inclusive a nota dos que fizeram a prova em dezembro, por causa do cancelamento de provas em escolas ocupadas, e dos privados de liberdade.

Caso o participante não esteja conseguindo acessar a nota, o MEC disponibiliza um telefone para dúvidas: 0800 616161.

Enem 2016

A nota do Enem vale para o ingresso em praticamente todas as universidades federais, que reúnem suas vagas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, incluiu neste ano 21% das vagas no sistema.

O Sisu será aberto no próximo dia 24. Nesta edição, referente ao primeiro semestre de 2017, serão ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. As inscrições encerram-se se no dia 27 próximo.

O número de vagas subiu 4,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando a oferta foi de 228.071.

Pelo sistema, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis em todas as instituições do Brasil que adotam o Enem como forma de seleção. Durante o período de inscrição, os participantes têm a oportunidade de consultar as notas de corte de cada curso, em busca de uma carreira em que sua nota seja suficiente. As notas de corte são calculadas no fim de cada dia a partir do volume de interesse em cada opção de curso.

RESULTADOS

Na média, os participantes do último Enem tiveram melhor desempenho em ciências humanas (533,5). A média foi de 520,5 em linguagens, de 498,5 em matemática e de 477 em ciências da natureza.

A maior nota do Enem de 2016 foi registrada em matemática (991,5). Já a mais baixa, em linguagens (287,5).

Na redação, a maioria dos participantes (1.987.251) conseguiu notas entre 501 e 600. Apenas 77 conseguiram nota mil.

Receberam nota zero ou ou tiveram a redação anulada 291.806 participantes. Mais de 70% por ausência ou por entregar a página do texto em branco. Outros 16% de candidatos que fizeram o exame fugiram do tema.

Desrespeito aos direitos humanos rendeu a anulação de 4.798 redações. No Enem 2015, quando o tema foi violência contra a mulher, foram 9.942. Já no ano anterior, apenas 955 textos foram anulados por esse motivo (o tema em 2014 foi publicidade infantil).

O Enem 2016 teve 6,1 milhões de participantes, considerando que 29% dos 8,6 milhões de inscritos faltaram.

Como o Enem adota um modelo matemático chamado TRI (Teoria da Resposta ao Item) na sua elaboração e correção, a quantidade de acertos não define a nota. O valor de cada questão varia conforme sua dificuldade. Assim, dois candidatos com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, tendo em vista quais itens cada um acertou.

As instituições podem dar peso diferente para cada parte da nota. As vagas reservadas para estudantes de escolas públicas, negros e indígenas já aparecem separadas no Sisu.

O Enem também é critério para acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e ProUni (Programa Universidade para Todos), ambos do governo federal.

O MEC abriu uma consulta popular sobre o exame para definir possíveis mudanças na prova. A consulta pode ser acessada aqui.


Endereço da página:

Links no texto: