Folha de S. Paulo


Mudança proposta por conselho pode tirar status de universidade da Univesp

Eduardo Knapp - 28.jul.13/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 28-07-2013 15h25:Formatura da primeira turma de curso (de Pedagogia) a distancia da UNIVESP com parceria com a UNESP. Alunos e familiares durante cerimonia no auditorio do Palacio dos Bandeirantes (Foto Eduardo Knapp/Folhapress.COTIDIANO)
Formatura da primeira turma da Univesp, em 2013

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) pode perder o status de "universidade" se uma proposta de mudança no seu estatuto for aprovada pelo governador.

A alteração foi sugerida na manhã desta quarta (21) logo no primeiro dia de atuação do novo conselho curador da universidade, que é composto por membros de fora da instituição indicados pelo próprio governo.

A ideia é que a mudança no estatuto, que define o funcionamento da universidade, permita que a Univesp seja presidida por um "gestor público" com título de graduação e com experiência em ensino a distância.

Pelas regras atuais, que valem para as universidades brasileiras, a chefia máxima da instituição tem de ser um professor titular –o que significa, no mínimo, um profissional com doutorado e com experiência docente.

Na prática, a Univesp está interinamente sob o comando do diretor-acadêmico da instituição, Waldomiro Loyolla, desde novembro.

O presidente anterior, Carlos Vogt, cabeça da Univesp desde a sua criação, não foi reconduzido ao posto pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) –assim como quatro dos cinco membros do antigo conselho curador. Linguista, Vogt é professor emérito da Unicamp, onde também já foi reitor.

Segundo a proposta do novo conselho, os atuais requisitos para o cargo de presidência da Univesp, como título de doutor, são "restritivos".

A sugestão de mudança no estatuto da Univesp será encaminhada para avaliação do governador.

Cabe também a Alckimin nomear o futuro presidente da Univesp –o que depende da decisão de como fica o estatuto da universidade.

Consultada, a assessoria de imprensa do governo informou que a decisão será anunciada em breve.

ACADÊMICO

Segundo apuração da Folha, Alckmin estaria insatisfeito com o caráter "acadêmico" que a Univesp ganhou.

Criada em 2010 como um programa de governo de José Serra (PSDB), a Univesp se tornou a quarta universidade estadual paulista em 2012 –só que com cursos exclusivamente semipresenciais.

O orçamento da instituição, diferentemente do que aconteceu com as demais universidades estaduais paulistas recentemente, como a USP, ficou estagnado.

A universidade deve executar cerca de R$ 29 milhões neste ano –mesmo valor dotado em 2012, quando a instituição nem tinha alunos.

Hoje, a Univesp contabiliza 4.248 vagas na graduação. Neste ano, foram abertas 918 vagas em dois cursos semipresenciais de engenharia: produção e computação.

Com o corte de recursos, a instituição reduziu drasticamente um de seus carros-chefe, a Univesp TV. O programa trazia conteúdo educativo para os alunos via TV Cultura.

Recentemente, a Univesp foi foco da campanha de João Doria (PSDB), prefeito eleito de São Paulo. Apesar de não fazer parte de seu programa de governo, Doria anunciou que pretende oferecer cursos via Univesp.

A assessoria de imprensa de Doria não informou como funcionarão os cursos da prefeitura via Univesp.


Endereço da página:

Links no texto: