Folha de S. Paulo


Faça o teste e veja se você acertaria as questões de atualidades no vestibular

Teste seus conhecimentos em 11 questões sobre atualidades, retiradas de provas recentes.

*

*1. (CÁSPER LÍBERO - 2016 - adaptada) Em 2014-2015, a região metropolitana de São Paulo viveu sua maior crise hídrica desde 1930, quando começaram as medições nos sistemas de reservatórios fornecedores de água. Dentre os fatores que justificam as condições relacionadas ao estresse hídrico em São Paulo, encontra-se:

*

a) o aumento do consumo na região amazônica.

b) a concentração populacional e produtiva na região.

c) a construção de açudes na região do semiárido.

d) a ocorrência da Zona de Convergência Intertropical.

e) a abertura ilimitada de poços artesianos na cidade.

-

2. (FUVEST - 2016) Charge da Folha de 19/12/2014:

Jean Galvão
Charge Estados Unidos e Cuba

Tendo em vista o que a charge pretende expressar e a data de sua publicação, dentre as legendas propostas abaixo, a mais adequada para essa charge é:

a) suspensão do embargo econômico a Cuba por parte dos EUA.

b) devolução aos cubanos da área ocupada pelos EUA em Guantánamo.

c) fim do embargo das exportações petrolíferas cubanas.

d) retomada das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba.

e) transferência de todos os presos políticos de Guantánamo, para prisões norte-americanas.

-

*3. (ESPM - 2016) Leia a chamada na matéria do jornal "El País":"Pau que dá em Chico dá em Francisco", diz Janot sobre Lava Jato

A personagem em questão está em evidência na cena nacional. Trata-se do:

a) juiz que decretou a prisão de importantes políticos e altos funcionários da Petrobras.

b) procurador-geral da República.

c) atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

d) presidente do Congresso Nacional.

e) ministro da Justiça.

-

4. (FGV- 2016) Considerado uma fonte estratégica para todo o mundo e, principalmente, para o Brasil, o mar vem chamando a atenção de especialistas em energia, que já testam e implantam algumas alternativas de geração, como a usina de ondas.

Localizada no quebra-mar do Porto do Pecém, a usina de ondas é a primeira na América Latina responsável pela geração de energia elétrica por meio do movimento das ondas do mar.

Com tecnologia 100% nacional, a estimativa é que o equipamento de baixo impacto ambiental esteja completamente pronto para funcionar até o ano de 2020. A cidade em que está sendo implantado o projeto é:

a) Recife, PE.

b) Natal, RN.

c) Fortaleza, CE.

d) Vitória, ES.

e) Angra dos Reis, RJ.

-

5. (Enem - 2015) "A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado). Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico".

O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a)

a) homogeneidade cultural.

b) patrimônio histórico.

c) controle ocidental.

d) unidade étnica.

e) religião oficial.

-

6. (ESPM - 2016) Leia o texto:

"Alguns fatores contribuem para tornar o Aedes aegypti um agente tão eficiente para a transmissão desses vírus. Entre eles estão, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, sua capacidade de se adaptar e sua proximidade do homem." Fonte: BBC Brasil, 02/12/2015.

Sobre o inseto em questão, que se tornou fator de extrema atenção no Brasil, é correto afirmar:

a) originário do Egito, é um inseto urbano transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus.

b) apenas a espécie macho pica os seres humanos, vive em regiões de água parada e especialmente em ambientes rurais.

c) apesar de existir no Brasil há muitos anos, somente no final do século XX o mosquito passou a disseminar a dengue.

d) foi a partir da proliferação desse mosquito no Brasil que surgiu uma doença designada "microcefalia", presente tanto no meio rural como no meio urbano.

e) a espécie brasileira do inseto foi responsável pela disseminação do zika vírus para o restante da América Latina.

-

7. (Fuvest - 2016) O terremoto ocorrido em abril de 2015, no Nepal, matou por volta de 9.000 pessoas e expôs um governo sem recursos para lidar com eventos geológicos catastróficos de tal magnitude (7,8 na Escala Richter). Índia e China dispuseram-se a ajudar de diferentes maneiras, fornecendo desde militares e médicos até equipes de engenharia, e também por meio de aportes financeiros.

Considere os seguintes motivos, além daqueles de razão humanitária, para esse apoio ao Nepal:

I. interesse no grande potencial hidrológico para a geração de energia, pois a Cadeia do Himalaia, no Nepal, representa divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Ganges e Brahmaputra, caracterizando densa rede de drenagem;

II. interesse desses países em controlar o fluxo de mercadorias agrícolas produzidas no Nepal, através do sistema hidroviário Ganges-Brahmaputra, já que esse país limita-se, ao sul, com a Índia e, ao norte, com a China;

III. necessidades da Índia e, principalmente, da China, as quais, com o aumento da população e da urbanização, demandam suprimento de água para abastecimento público, tendo em vista que o Nepal possui inúmeros mananciais.

Está correto o que se indica em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

-

8. (FGV - 2016) O país passa por uma grave crise econômica caracterizada por uma inflação galopante, câmbio descontrolado e sérios problemas de desabastecimento de bens e produtos básicos.

As filas passaram a fazer parte do cotidiano do país. Falta de leite a farinha de milho "" base da receita da arepa, um dos principais alimentos da dieta desse país "", de fralda descartável a pasta de dente, de material escolar a medicamentos. Há, certamente, mais de uma razão para explicar o índice de desabastecimento, que atinge 75% dos produtos monitorados pelo governo, e é quase certo também que ele exercerá uma influência decisiva nas próximas eleições parlamentares. Há controle oficial de preços, ameaça a setores produtivos, falta de incentivo à indústria, desconfiança do mercado, ausência de crédito e uma série de questões que afetam a produção de bens e produtos. Nenhum grande país produtor de petróleo sentiu o impacto da fortíssima queda das cotações tanto quanto esse país, onde o petróleo responde por 96% das exportações.

O texto retrata a situação crítica

a) da Argentina.

b) do Iraque.

c) da Líbia.

d) do México.

e) da Venezuela.

-

9. (ESPM - 2016) "A economia brasileira encolheu 3,8% em 2015 na comparação com 2014, segundo os dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados nesta quinta-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa é a maior queda desde que a atual pesquisa do IBGE começou a ser feita, em 1996. Se forem considerados os dados anteriores do PIB, que começam em 1948, é o pior resultado em 25 anos, desde 1990 (-4,3%), quando Fernando Collor de Mello assumiu o governo e decretou o confisco da poupança. Em 2014, a economia havia apresentado leve alta de 0,1%. Em valores correntes, o PIB de 2015 ficou em R$ 5,9 trilhões. O PIB per capita ficou em R$ 28.876 em 2015, com queda de 4,6% em relação ao ano anterior." Fonte: UOL economia, 03/03/2016.

A exceção ao cenário posto da economia brasileira foi o setor:

a) agropecuário: crescimento de 1,8%.

b) industrial: crescimento de 6,2%.

c) serviços: crescimento de 2,7%.

d) comércio: crescimento de 8,9%.

e) extrativismo mineral: 9,7%.

-

10. (CÁSPER LÍBERO - 2015) "A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, pediu à comunidade internacional que ajude os países afetados a combater a epidemia de Ebola, a pior em quatro décadas. Em conferência de imprensa, Chan afirmou que os países da África Ocidental, os mais atingidos pela epidemia, 'não têm meios para responderem sozinhos' à doença." (Globo/interior. Adaptado).

A declaração da OMS sobre o Ebola considera a questão:

a) um problema de saúde internacional.

b) localizada e restrita aos países africanos.

c) geograficamente restrita e de lenta expansão.

d) irrelevante diante de outros problemas africanos.

e) secundária para países desenvolvidos.

-

11. (ESPM - 2016) Esse grupo tem chocado o mundo com suas ações espetaculares e recentemente anunciou a criação de um Estado Islâmico no nordeste do país, nas fronteiras com o Chade e Camarões. Trata-se do (da):

a) Boko Haram

b) al Shabab

c) ISIS

d) al Qaeda

e) Taleban

*

Gabarito:

1.b) a concentração populacional e produtiva na região.

2.d) retomada das relações diplomáticas entre EUA e Cuba.

3.b) procurador-geral da República.

4.c) Fortaleza "" CE.

5.b) patrimônio histórico.

6.a) originário do Egito, é um inseto urbano transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus.

7.c) I e III, apenas.

8.e) da Venezuela.

9.a) agropecuário: crescimento de 1,8%.

10.a) um problema de saúde internacional.

11.a) Boko Haram


Endereço da página:

Links no texto: