Folha de S. Paulo


Elite está nos cursos mais concorridos da USP; a classe C, nos menos

Neste domingo (27) ocorre a primeira fase da Fuvest 2017. A prova deve mobilizar 136.736 candidatos nesta tarde para concorrer a 8.854 vagas, a maior delas na USP.

Há várias USPs dentro da USP. Pesquisa Datafolha com os ingressantes deste ano traz à luz as diferenças entre as faculdades da maior universidade pública do país.

Na Escola Politécnica, que reúne cursos de engenharias, a maioria dos calouros deste ano é da classe A (59%); na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), apenas um terço dos estudantes é dessa classe.

Guilherme de Camargo, 20, do segundo ano de elétrica, acredita que engenharia congregue mais gente rica porque a concorrência é maior.

"Como a educação pública é ruim, pessoas de baixa renda não passam nos cursos mais difíceis", afirma. Na Fuvest 2016, a nota de corte da Poli foi 60; a de letras, 41; a da Física, 33.

DESTAQUE CALOUROS

"Na maioria das unidades, você consegue achar um pessoal mais pobre, mas na Poli não. Pode ver pelo tamanho do estacionamento: aqui é grande e está sempre lotado. Na FEA também", diz.

Segundo Camargo, há poucos negros nas engenharias –ao Datafolha, 11% dos ingressantes da Poli se declararam pardos; nenhum se disse negro. Na USP como um todo, 14% calouros se disseram pardos e 4%, pretos.

O predomínio da classe A se repete em direito (53%), economia e administração (58%) e medicina (68%). Em 2016, esses cursos tiveram notas de corte de 59, 52 e 73.

Vale notar que os calouros da Santa Casa têm o nível socioeconômico mais alto: todos os entrevistados declaram renda familiar acima de três salários mínimos.

Na USP Leste, um em cada três tem renda familiar mensal de até três salários mínimos. No curso de física, 27% dos calouros são da classe C.

Camargo afirma que a maioria dos seus colegas da Poli se diz de direita. "Falam muito sobre meritocracia."

Perfil do aprovado

O curso de letras está do outro lado do espectro político, acredita o calouro Vitor Kenzo, 18. "A área de humanas tende mais para a esquerda. Acho que saber mais sobre sociologia e história faz com que a maioria se identifique com causas sociais."

Para efeito de comparação, a Poli é uma das faculdades onde há maior penetração da revista "Veja" (lida por 19% dos calouros). Já na FFLCH, um terço deles é leitor da "Carta Capital" (32%).

Formado em história na FFLCH e aluno do terceiro ano da Poli, John Mendes, 28, discorda de que haja diferenças marcantes entre os alunos das duas faculdades.

"A USP é elitista, independentemente do curso", afirma. Ele notou, entretanto, algumas diferenças. "Na FFLCH, o pessoal trabalha mais, porque tem tempo livre, já que o curso exige menos e também porque há mais gente que precisa trabalhar."

DESTAQUE USP

AULA E TRABALHO

De acordo com a pesquisa Datafolha, só 1% dos calouros da Poli trabalha; na FFLCH, esse percentual chega a 21%. É a maior concentração de estudantes economicamente ativos da USP.

"A concorrência menor facilita passar no vestibular e acaba levando ao magistério como carreira", diz o sociólogo Cesar Callegari, do Conselho Nacional de Educação.

Elie Ghanem, professor de Faculdade de Educação da USP, diz que é "possível que os estudantes de menor renda, por precisarem da universidade gratuita, escolham faculdades com notas de corte mais baixas". "Uma parcela significativa dos meus alunos trabalha nos horários em que não está frequentando as aulas. Muitos deles são moradores de áreas distantes."


Endereço da página:

Links no texto: