Folha de S. Paulo


Primeira fase da Unicamp tem 8,6% de abstenção; confira as próximas datas

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) registrou 8,6% de abstenção, segundo a Comvest, comissão que realiza a prova de ingresso na escola, na primeira fase do vestibular 2017, realizada neste domingo (20).

Foram 6.346 candidatos que não compareceram entre os 73.487 que iriam disputar uma das 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos de graduação, de acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

O gabarito com as respostas da prova estará disponível para consulta a partir da próxima terça-feira (22). No mesmo dia, a Comvest também divulgará a nota de corte específica de cada de um dos cursos em que os candidatos concorrem.

Ricardo Matsukawa - 23.nov.2014/UOL
Candidatos resolvem prova da primeira fase do vestibular da Unicamp, em São Paulo, em 2014
Candidatos resolvem prova da primeira fase do vestibular da Unicamp, em São Paulo, em 2014

A prova da primeira fase da prova, neste domingo, teve 90 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta. O tempo máximo de permanência na prova foi cinco horas e o mínimo, de três horas e trinta minutos.

Na edição deste ano, os candidatos responderam 12 questões interdisciplinares, além daquelas sobre língua portuguesa (13), matemática (13), história (9), geografia (9), física (9), química (9), biologia (9) e inglês (7).

SEGUNDA FASE

A divulgação com o nome dos que irão para a segunda fase da exame será em 13 de dezembro, juntamente com os locais de prova. Os candidatos terão acesso à nota que obtiveram na primeira parte do exame no dia 21 de dezembro.

A segunda fase acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017. A Comvest alerta para que os estudantes fiquem atentos às datas das provas de habilidades específicas de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, que ocorrerão entre 23 a 26 de janeiro de 2017.

A lista de livros obrigatórios (confira aqui) reúne 12 obras e é composta por diferentes gêneros e extensões, que inclui romances, coletâneas de poemas e peças teatrais, mas também textos curtos, como contos, crônicas, peças de oratória ou de crítica, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos sem sobrecarregá-lo no volume de leituras.

APROVADOS

A lista de aprovados será divulgada no dia no dia 13 de fevereiro de 2017, e os candidatos selecionados devem realizar a matrícula não presencial entre os dias 14 e 15 de fevereiro.

A Unicamp não adota o sistema de cotas, mas concede bonificação nas notas da primeira e segunda fases para alunos. Todos os candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas recebem 60 pontos na primeira fase e outros 90 pontos na segunda fase.

Os candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas têm além desses, outros 20 e 30 pontos respectivamente na primeira e na segunda fases.

Neste ano, a primeira fase do exame da Unicamp foi aplicada em Brasília e em 29 cidades do Estado de São Paulo: Araçatuba, Avaré, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.


Endereço da página:

Links no texto: