Folha de S. Paulo


MEC divulga gabarito do Enem 2016

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação, divulgou na manhã desta quarta-feita (9), o gabarito oficial das provas do Enem 2016.

No total foram 90 questões aplicadas nos dias 5 e 6 de outubro. Desde 2009, o Enem passou a ser a porta de entrada para praticamente todas as universidades federais.

Neste ano, sua realização foi marcada pela suspensão da prova em 405 instituições de ensino pelo país que estavam ocupadas por estudantes que manifestam contra a PEC 247 e a reforma do ensino médio.

Com a suspensão, 271 mil inscritos no Enem terão que realizar a prova nos dias 3 e 4 de dezembro.

Neste ano, a redação da prova trouxe o tema da intolerância religiosa. O tema é o mesmo que aparece em uma imagem divulgada no ano passado nas redes sociais e que acusavam o vazamento da prova. Na época, o MEC negou que o conteúdo tivesse vazado.

Por causa da semelhança, o procurador da República Oscar Costa Filho, do Ceará, entrou com ação civil pública pedindo que a redação seja anulada.

Além disso, no domingo, dia da prova as polícias do Ceará e do Amapá prenderam dois homens suspeitos de terem sido antecipadamente informados sobre o tema da redação. As polícias investigam o caso. A posição do Inep é o de que não houve vazamento da prova.

*

Veja abaixo os gabaritos das provas, disponíveis para download:


Endereço da página:

Links no texto: