Folha de S. Paulo


Candidatos temem prova de matemática no segundo dia de Enem

O medo da matemática ainda era motivo de apreensão para os alunos minutos antes do fechamento dos portões para o segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (6).

Já a redação, que costuma levantar a nota final dos inscritos, era vista com bons olhos.

"A matemática é pior. Costumo fazer boas redações, com bons argumentos. Mas tem que caprichar na caligrafia", afirma Vinicius Kendi, que pretende cursar filosofia no ensino superior.

Enem 2016
Provas são aplicadas no sábado (5) e no domingo (6) para a maioria dos estudantes; parte teve exame adiado para dezembro
Fila para fazer a prova do Enem 2016 em São Paulo

"Matemática é o que mais me tira o sono", admite Alvaro Wang, que está tentando cursar medicina em 2017. "Costumo deixar a redação para a hora final da prova. Antes resolvo todas as outras questões", diz.

Entre os participantes, no entanto, há também quem goste de matemática. "Para mim não é tão complicado", afirma Andrezza Pereira, que está fazendo o Enem com o objetivo de cursar Ciências Contábeis.

Neste domingo, mais de 8 milhões de pessoas estão inscritas para fazer a redação, a prova de matemática e de línguas –tanto português quanto a língua estrangeira escolhida, que pode ser inglês ou espanhol.

ATRASO

O estudante Alexandre Gonçalves, morador de Paraisópolis, viu a porta da Unip, na rua Vergueiro, praticamente fechar na sua frente. Ele chegou às 13h02 e perdeu o segundo dia do Enem.

"Muito frustrado", disse Gonçalves, que pretende estudar administração de empresas e fez a primeira parte da prova neste sábado (5).

Segundo ele, o ônibus demorou uma hora da zona sul até o centro. "Ele pegou muito trânsito na região da Paulista", disse. Nos domingos, a avenida é fechada ao tráfego de veículos.

Um vídeo mostra outro estudante no mesmo local de prova, correndo e entrando pouco antes das portas se fecharem.

video

As provas começaram às 13h, mas os portões das escolas estavam abertos desde o meio-dia. O exame tem início às 13h30 e os candidatos terão até 5 horas e 30 minutos para completar a prova.

Este ano, cerca de 270 mil inscritos tiveram o exame adiado devido a ocupações de estudantes em locais de prova contra a reforma do ensino médio e a PEC do teto dos gastos.

Veja perguntas e respostas e tire suas dúvidas sobre a prova do Enem.

Enem 2016


Endereço da página:

Links no texto: