Folha de S. Paulo


Governo diz que errou e mantém Enem 'adiado' em escolas do DF e PA

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado ems uma escola no Distrito Federal e outra no Pará que haviam sido incluídas na manhã deste sábado (4) na lista do Ministério da Educação de locais em que a prova seria adiada para dezembro.

Procurado pela Folha, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) disse que houve um erro no envio da mensagem aos 679 estudantes inscritos no Cemab (Centro de Ensino Médio Ave Branca), em Taguatinga (DF), e na Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), em Santarém (PA).

Além do aviso, a escola entrou na relação oficial divulgada pelo Inep de lugares em que o Enem não seria aplicado por causa das ocupações por estudantes.

Segundo o governo, quem compareceu aos locais e fez a prova terá o teste validado. Já os que não foram em razão da mensagem farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.

A estudante Maria Luiza Menezes, 17, por exemplo, recebeu uma mensagem às 11h16, menos de duas horas antes do início da prova, marcada para as 13h, avisando que a o teste teria sido remanejado para dezembro devido à ocupação do local.

Dizia o aviso: "Enem adiado para 3 e 4 de dezembro devido ocupação do seu local por manifestantes. O novo local será divulgado na página do participante".

Enem 2016
Provas são aplicadas no sábado (5) e no domingo (6) para a maioria dos estudantes; parte teve exame adiado para dezembro
Fila para fazer a prova do Enem 2016 em São Paulo

Ela vem se preparando há três anos para o Enem. Desde que ingressou no ensino médio, a família reuniu economias e matriculou a jovem em uma das escolas mais caras do Distrito Federal para conseguisse realizar o sonho de cursar medicina.

Sullen Menezes, mãe da estudante, aconselhou a filha a ficar em casa já que, além da mensagem via telefone celular, o site do Inep também dizia que o teste havia sido suspenso no local.

Ao chegar à escola, no entanto, Maria Luiza foi surpreendida com a notícia de que a prova seria mesmo realizada.

"Vim para ter certeza de que não teria o Enem e quando cheguei aqui soube que teria. Essa confusão já me atrapalhou, fiquei nervosa com toda a situação", disse Maria Luiza.

O mesmo aconteceu com a maior parte dos alunos contatados pela reportagem. Fiscais do exame escalados para trabalhar no Cemab afirmaram que nunca existiu a possibilidade de o Enem ser adiado no local, que chegou a ser ocupado até o começo da semana passada por manifestantes.

Outra estudante que recebeu o comunicado foi Abigail Oliveira, 18, que faz o Enem pela terceira vez e pretende cursar Arquitetura e Urbanismo na UnB (Universidade de Brasília).

"Essa semana foi terrível. Segunda-feira a escola ainda estava ocupada, na terça de manhã desocupou. Assisti à entrevista do pessoal do Inep falando que haveria provas nas escolas desocupadas até terça e nesta manhã chega a mensagem cancelando", disse ela.

Enem 2016

Colaborou o UOL, em Brasília.


Endereço da página:

Links no texto: