Folha de S. Paulo


Veja 31 perguntas e respostas e tire suas dúvidas sobre a prova do Enem

Mais de 8 milhões de candidatos fazem a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste fim de semana em todo o Brasil. As provas devem começar às 13h30 deste sábado (5), com ciências humanas e ciências da natureza. O domingo (6) será dia de linguagens, matemática e redação.

Cerca de 240 mil inscritos, no entanto, tiveram a prova adiada para os dias 3 e 4 de dezembro. Eles serão informados do adiamento por e-mail e SMS, de acordo com o Inep.

Confira abaixo o que é preciso levar, dicas para a prova, o que pode causar a eliminação do candidato e como são feitas as correções.

*

Antes da prova

1. Como posso consultar meu local de prova?
O local pode ser consultado na página do Inep ou pelo aplicativo do Enem.

2. E se o local de prova for longe da minha casa?
Confira antes a localização e tente chegar com antecedência. Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. Nos dois dias, o exame começa à 13h30.

Fabio Braga - 24.out.2015/Folhapress
Candidatos consultam locais de prova no primeiro dia do Enem 2015
Candidatos consultam locais de prova no primeiro dia do Enem 2015

3. Haverá algum esquema especial de trânsito na cidade São Paulo?
Sim. No domingo (6), a av. Paulista será fechada somente entre 13h e 18h, algumas ciclofaixas não serão ativadas e algumas linhas de ônibus serão reforçadas, com funcionamento igual ao de sábado. Vale lembrar que a linha 15-prata do metrô estará fechada até as 16h de domingo para testes.

4. Qual a duração do exame?
No sábado (5), as provas de ciências humanas e ciências da natureza terão duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo (6), as avaliações de linguagens, matemática e redação terão um limite de 5 horas e 30 minutos.

5. Como saber se farei a prova neste final de semana?
Apenas as pessoas cujo local de prova está ocupado tiveram o exame adiado para os dias 3 e 4 de dezembro. Ao todo, são 240 mil jovens nessa situação.

6. Quem fizer a prova em dezembro terá vantagem em relação aos demais?
O Inep afirma que não, já que, todos os anos, "o Enem realiza dois tipos de prova" e que elas têm "o mesmo princípio da equivalência, garantindo igualdade de condições a todos os inscritos".

Enem 2016

-

O que levar

7. Que documento preciso levar no dia da prova?
É obrigatória a apresentação de um documento original de identificação com foto. Não serão aceitas fotocópias.

8. E se meus documentos tiverem sido roubados ou extraviados?
Você deve apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial com data de no máximo 90 dias anteriores à realização da primeira prova.

9. Qual caneta posso utilizar?
Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Não serão permitidos lápis, lapiseira, borracha, livros, anotações, calculadora ou outros dispositivos eletrônicos.

10. Posso ir de óculos escuros, boné ou relógio? Posso levar meu celular?
Esses itens não são permitidos. Os celulares deverão ser guardados antes do início do exame, em embalagem fornecida na sala, sendo lacrados e mantidos embaixo da carteira.

11. Posso levar comida e água?
Sim, não há limite de alimentos. Eles serão revistados antes da prova.

-

Durante a prova

12. Qual é a primeira coisa que devo fazer ao pegar a prova?
Conferir seu nome e número de inscrição. É responsabilidade do participante checar seus dados nos cadernos do exame. Você também deve marcar no cartão-resposta a cor do caderno de questões e transcrever a frase apresentada na capa.

13. Como preencher as respostas?
"Pinte" os círculos completamente e com nitidez, indicando apenas uma opção, sem emendas ou rasuras. Todas as respostas devem ser transcritas nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que serão entregues ao aplicador ao final.

14. Como posso organizar meu tempo?
O ideal é que o participante leve de 3 a 3,5 minutos em cada questão de cálculo e em torno de 2 minutos nas demais, segundo o professor Marcelo Dias Carvalho, coordenador-geral do cursinho Etapa.

15. Como posso aliviar o estresse durante a prova?
É importante respirar fundo, fazer exercícios de alongamento e dar pausas de cinco minutos sem ler, com os olhos fechados, para desestressar, diz a especialista em educação Andrea Ramal.

16. Depois de quanto tempo posso sair do local de provas? Posso levar o caderno de questões?
A saída definitiva estará autorizada após duas horas do início do exame. O participante, no entanto, só poderá levar o caderno de questão se esperar até 30 minutos antes do término da prova.

17. Em que condições o participante não terá as provas corrigidas?
Caso deixe de indicar a cor do caderno de questões, saia da sala sem acompanhamento, não entregue o cartão-resposta ou redação, não devolva o caderno de questões quando sair antes dos últimos 30 minutos de prova, e caso não atenda às orientações da equipe de aplicação.

18. O que pode levar à eliminação do participante?
Fornecer informações falsas, perturbar a ordem, fraudar o exame, comunicar-se com outro participante e portar equipamento eletrônico ou utilizar impressos ou notas durante a prova.

-

Avaliação

19. Os cadernos de questões serão usados na correção?
Não, serão utilizados apenas os cartões-resposta e a folha de redação; rascunhos e marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados.

Enem 2016
Provas serão em 5 e 6 de novembro para a maioria dos alunos
Alunos aguardam para fazer prova do Enem em 2015

20. Como é feita a correção das provas objetivas?
Por leitura óptica, para identificar a marcação das respostas. Por isso, é imprescindível que elas sejam preenchidas com caneta esferográfica de tinta preta.

21. Eu e meu amigo acertamos o mesmo número de questões. Tiramos a mesma nota?
Não necessariamente. O sistema de avaliação do Enem estabelece um grau de dificuldade para cada uma das questões e premia o candidato de acordo com esse critério. Assim, sua nota e a de seu amigo só serão iguais se vocês tiverem acertado as mesmas perguntas.

22. Se eu acertar todas as questões, tiro 1.000?
Dificilmente. O Enem não trabalha com notas que vão de 0 a 10 ou de 0 a 1.000. O limite das provas objetivas varia ano a ano, conforme o grau de dificuldade das perguntas. Em 2015, a maioria das notas máximas foram de cerca de 850 pontos.

23. O Enem tira ponto quando acha que eu chutei a resposta?
Sim. O sistema presume que um candidato capaz de fazer uma questão difícil também é capaz de responder uma fácil. Ele entende que você saiu do padrão e dá um peso menor às questões acertadas.

24. Como é feita a correção da redação?
Por dois especialistas, de forma independente. Cada um atribuirá uma nota de zero a 200 para cada uma das cinco competências, totalizando mil pontos. O resultado final corresponde à média das duas notas. Caso a diferença entre elas seja muito grande, a redação passa por uma terceira correção. Em caso de nova discrepância, ela é corrigida por uma banca com três novos corretores.

25. Tiro zero se esquecer o título?
Não. O título é um elemento opcional. Se você decidir colocá-lo, saiba que ele será computado como uma das linhas escritas e também será avaliado pela banca.

26. Em que casos pode haver nota zero na redação?
Quando o texto não atende à proposta, possui até sete linhas, traz estrutura diferente da dissertativa-argumentativa, contém ofensas ou desenhos e desrespeita os direitos humanos.

-

Dias depois

27. Quando os gabaritos das provas objetivas serão divulgados?
Na página do Inep, até o terceiro dia útil depois da realização das últimas provas.

28. Quando serão divulgados os resultados individuais?
Também no site do Inep, em data a ser divulgada. Para acessar o resultado, o participante deverá informar o número de inscrição ou CPF e a senha.

29. Se eu ficar insatisfeito com uma nota, posso pedir revisão?
Não. O edital do Enem não abre essa possibilidade. Ele permite apenas que você releia sua redação depois da divulgação da nota, para fins pedagógicos.

30. O Inep fornece uma comprovação dos meus resultados?
Não. O instituto não elabora atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos participantes.

31. Para que posso usar a nota do Enem?
Para entrar em universidades em todo o país e para conseguir bolsa do Prouni e financiamento do Fies. Além disso, participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram a escolarização básica usam o Enem para pleitear a certificação no ensino médio.

Fontes: Inep/MEC e Agência Lupa


Endereço da página:

Links no texto: