Folha de S. Paulo


Aplicativo da Folha calcula nota do Enem e chances no Sisu após a prova

Quem fizer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nesse ano pode conhecer sua nota logo após a prova –e ainda ter uma ideia de quais universidades conseguiria entrar com sua pontuação.

Esses recursos estão disponíveis no aplicativo para Android e iOS Quero Minha Nota! 2016 (querominhanota.com.br), da Folha em parceria com a empresa de tecnologia educacional TunEduc.

Funciona assim: os usuários que fizerem o Enem devem inserir suas respostas no exame, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

O Quero Minha Nota! confere o gabarito e entrega uma estimativa bastante precisa da sua nota Enem, a partir de cálculos semelhantes aos da TRI –tecnologia utilizada pelo MEC na correção da prova.

As notas estarão disponíveis assim que o aplicativo atingir uma amostra mínima de cerca de 50 mil usuários.

Oficialmente, a nota do Enem só é divulgada pelo MEC em janeiro de 2017.

Reprodução/Google Play
Aplicativo da *Folha* em parceria com a TunEduc permite a estudante conhecer sua nota logo após a prova do Enem
Aplicativo da Folha e da TunEduc permite a estudante conhecer sua nota logo após a prova do Enem

Para baixar o Quero Minha Nota!, basta acessar as lojas da Apple ou o Google Play –o aplicativo é gratuito. No ano passado, cerca de 100 mil usuários fizeram download.

Nesse ano, o app tem novidades. Os usuários poderão checar suas chances de entrar nos cursos que participam do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Isso será feito a partir do "SiSumetro", ferramenta que integra o app.

"Em posse de uma estimativa da sua nota Enem, o aluno poderá se planejar melhor para participar do Sisu", diz o economista e docente da USP Ricardo Madeira, sócio-fundador da TunEduc.

Aplicado nacionalmente, o Enem é o principal exame que avalia o ensino médio do país e que serve como processo seletivo de universidades federais e de parte das estaduais e das públicas. Nesse ano, o exame teve mais de nove milhões de inscritos.


Endereço da página:

Links no texto: