Folha de S. Paulo


Ocupação em 181 escolas pode causar cancelamento de provas do Enem

Pedro Ladeira - 24.mai.2016/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 24-05-2016, 15h00: Cerimônia de posse do novo ministro da cultura Marcelo Calero. O presidente interino Michel Temer, ao lado dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Mendonça Filho (Educação) e do ex presidente Jose Sarney, deu posse à Calero após recriar o ministério da cultura, após forte pressão da classe artística por conta do corte do MinC. No palácio do planalto. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O ministro da Educação, Mendonça Filho, diz esperar bom-senso para que escolas sejam desocupadas

Nesta quarta, em coletiva de imprensa sobre a divulgação dos locais em que serão aplicadas as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016, o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que ocupações em escolas podem comprometer a realização do exame para 95 mil dos mais de 8,6 milhões de inscritos.

Segundo relatório do MEC (Ministério da Educação) estão ocupadas 181 escolas em 82 cidades de 11 Estados.

O ministro afirmou que as escolas devem ser desocupadas até o dia 31 de outubro. Caso isso não ocorra, os inscritos nesses locais terão a prova cancelada.

@mendoncafilho

"Espero que o bom-senso prevaleça e as pessoas tenham a sensibilidade", disse Mendonça Filho.

Aos eventuais prejudicados, o MEC decidiu que vai aplicar a prova em data posterior a da realização oficial do exame, 5 e 6 de novembro.

Enem 2015
Resultados por escola

Por questão de logística, Mendonça Filho descartou a possibilidade de realocar esses inscritos em outras escolas.

O ministro disse ainda que a Advocacia Geral da União estuda providências jurídicas aos responsáveis pelas ocupações, que protestam sobretudo contra a reforma do ensino médio e a PEC do Teto.

Se necessária a aplicação da prova em outra data, os custos de aproximadamente R$ 90 por prova poderão ser cobrados judicialmente de alunos e entidades que forem identificados como responsáveis pelas ocupações.

PREPARAÇÃO

A Folha preparou uma série de vídeos com dúvidas e apostas de estudos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. São quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.

No primeiro dia (5/11), o exame terá duração de quatro horas e meia e contemplará as disciplinas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).

Já o segundo dia (6/11), com duração de cinco horas e meia, será dedicado a linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), matemática e suas tecnologias e redação. Nas duas datas, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília) -o exame começa às 13h30.


Endereço da página:

Links no texto: