Folha de S. Paulo


Fuvest realiza provas de habilidades em artes visuais e música no domingo

As provas de habilidades específicas para música e artes visuais do vestibular 2017 da Fuvest,que seleciona alunos para vagas na USP (Universidade de São Paulo) e para o curso de medicina da Santa Casa de São Paulo, começam no próximo domingo (9).

Ao todo, 1259 candidatos participam dessa etapa, sendo 874 inscritos para o curso de artes visuais. A lista de candidatos e as instruções para acessar os locais de prova podem ser consultados no site da Fuvest.

Os inscritos para o curso de artes visuais realizam a prova na Escola Politécnica da USP, no prédio da Engenharia Civil. A prova acontecerá em dois períodos: das 8h às 11h (parte escrita) e das 13h30 às 16h30 (parte prática). Os candidatos, que disputam uma das 30 vagas, devem chegar com pelo menos meia hora de antecedência do início do exame.

Os candidatos que disputam uma vaga para o curso de música –neste ano, a instituição ampliou número de vagas de 35 para 50, as provas vão de 9 ao dia 14 de outubro no prédio principal da ECA (Escola de Comunicações e Artes).

No domingo (9), os candidatos realizam a prova teórica, que começa às 14h e terá duração de quatro horas. A partir de 15h da próxima segunda (10), a Fuvest divulgará o calendário para a realização da etapa prática, que se estende do dia 11 ao dia 14 no departamento de música da ECA.

Já para o curso de música em Ribeirão Preto, que oferece 30 vagas, as avaliações vão de 10 a 14 de outubro. Em janeiro, a Fuvest aplica as provas específicas para os cursos de artes cênicas (no período de 11 a 13) e de audiovisual, no dia 13.

A Fuvest alerta que um evento esportivo, promovido pelo município na manhã de domingo, causará interdição da ponte da Cidade Universitária e da avenida Afrânio Peixoto, prejudicando o acesso ao campus pela portaria principal. A instituição recomenda que os candidatos verifiquem as instruções para acessar os locais de prova no site da Fuvest.

EXAME

A primeira fase do exame será realizada dia 27 de novembro (prova de conhecimentos gerais). A prova conterá 90 questões (tipo teste) e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio, com duração de cinco horas.

A segunda fase acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2017 (português e redação no 1° dia, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês no 2° dia e, por último, prova específica de acordo com a carreira escolhida). A lista dos locais de provas para a primeira fase será divulgada no dia 21 de novembro e, a da segunda, no dia 19 de dezembro.

Uma das novidade da lista de obras de leitura obrigatória, que será válida até o vestibular de 2019, é inclusão do livro "Mayombe", do angolano Pepetela. É a única obra cujo autor está vivo. Com relação à lista do ano passado, houve a exclusão de "Til", de José de Alencar, "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett, "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida e "Sentimento do Mundo", de Carlos Drummond de Andrade.

Fuvest 2017

VAGAS

A Fuvest oferece 8.854 vagas, sendo 8.734 para USP, 120 para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. A USP vai oferecer ainda 2.338 por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada, que usa a nota do Enem).

Das 2.338 vagas no Sisu, 1.741 (16% sobre o total de vagas) são reservadas a alunos de escola pública. Dessas, 586 são para alunos da rede, mas que sejam pretos, pardos e indígenas. O restante, 597, estará no Sisu para ampla concorrência (para alunos de qualquer escola). Cursos da área de humanas também concentram as vagas reservadas para a escola pública: 63% dessas cadeiras são em carreiras nessa área.

No último vestibular, a USP também destinou vagas ao Sisu, mas em número menor. A instituição tinha 13% das vagas no sistema e várias unidades que no próximo ano reservaram vagas, como a Faculdade de Economia e a de Arquitetura, haviam ficado de fora. Os cursos da USP são oferecidos em oito campi no Estado: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

CHAMADAS

A primeira lista de aprovados no vestibular será divulgada às 10h no dia 2 de fevereiro no site da Fuvest. A matrícula será em duas etapas: não presencial, apenas no site da Fuvest, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2017, e presencial (obrigatória) nos dias 13 e 14 de fevereiro.

As demais chamadas aconteceram nos dias 9, 17 e 23 de fevereiro (segunda, terceira e quarta lista, respectivamente) e nos dias 6 e 10 de março (quinta e sexta chamadas, respectivamente).

Depois desse período, a Fuvest divulga o número de vagas não preenchidas e lista de candidatos habilitados para participar da primeira etapa de Reescolha do curso, apenas pela internet, nos dias 15 e 16 de março de 2017. A sétima e oitava listas serão divulgadas nos dias 22 e 24 de março, respectivamente.


Endereço da página:

Links no texto: