Folha de S. Paulo


Sem escolas técnicas, rede de SP cai para 5ª posição em ranking do Enem

Arquivo MEC
Estudantes com média mínima de 450 pontos no Enem e com renda familiar bruta de até três salários mínimos podem concorrer às 75 mil novas vagas remanescentes no Fies (Foto: Arquivo MEC)
Estudantes deixam local de exame do Enem

Os dados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 por escola mostram que a média da rede de ensino de São Paulo, Estado mais rico do país, fica na 5ª posição entre as as redes estaduais do Brasil, quando quando excluídas as escolas técnicas.

A média da rede estadual é 492,5. Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais aparecem na frente.

Os dados do Enem por escola foram divulgados oficialmente nesta terça-feira (4) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem. Para calcular a média geral das escolas, a Folha considerou as notas das quatro provas objetivas do Enem: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

ESTADUAIS X PRIVADAS - Média geral do Enem 2015 em cada rede*

As Etecs (escolas técnicas) paulistas são gerenciadas pelo Centro Paulo Souza e não pela Secretaria de Educação. Para entrar nessas escolas, os alunos precisam passar por processo seletivo. A escola pública no Estado de São Paulo com maior nota é a Etesp (Escola Técnica de São Paulo), com média de 656,6.

Enem 2015
Resultados por escola

Nenhuma rede estadual tem nota acima da média do país, de 515,8 (quando levado em conta unidades públicas e privadas). A média geral de todas redes estaduais é de 485,5, contra uma nota de 556,6 das particulares –que representa uma diferença de 15%.

Mas o abismo entre rede estadual e particular nos Estados chega a 20%, como no caso do Tocantins. em Alagoas e Pernambuco, por exemplo, essa distância é de 11%.

De acordo com o professor de educação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Gaudêncio Frigotto, os dados gerais ainda guardam desigualdades muito grandes. "Não temos o nível médio em um padrão do tamanho do país e da nossa economia. Uma parte muito pequena das escolas é razoável, o restante é bastante complicado", diz.

Apenas 40% das escolas públicas do país tiveram os dados do Enem por escola divulgados pelo Inep. Ficaram de fora escolas que não registraram ao menos 50% dos alunos no Enem (ou um mínimo de dez participantes).

Ranking do Enem


Endereço da página:

Links no texto: