Folha de S. Paulo


Reforma do ensino médio é rejeitada em enquete no site do Senado

A proposta do governo federal de reforma do Ensino Médio já recebeu mais de 400 emendas de deputados e senadores até o início da noite desta quinta-feira (29).

Enviada ao Congresso na semana passada, a medida provisória já tem força imediata de lei, mas será analisada em uma comissão especial mista e, depois, irá a votação nos plenários da Câmara e do Senado. Até 17h30 desta quinta, a proposta era amplamente rejeitada em enquete feita pelo Senado com internautas: havia 59,5 mil votos contra e apenas 2.768 a favor, o que corresponde a 95% de rejeição.

Apu Gomes/Folhapress
SO PAULO, SP, BRASIL, 19-08-2011, 07h00: GOVERNO LOTA SALAS DE AULAS. Alunos do 1 ano do ensino medio em aula de Matematica na Escola Estadual Professor Wolny Carvalho Ramos, na Vila Regente Feijo, zona leste de Sao Paulo, escola considerada modelo pelo governo do Estado, com uma media de 35 alunos por sala de aula. Escolas Estaduais de Sao Paulo possuem mais alunos em sala de aula que o recomendado MEC. (Foto: Apu Gomes/Folhapress, Cotidiano ) *** EXCLUSIVO***
Escola estadual Professor Wolny Carvalho Ramos, na zona leste de São Paulo

O texto tem recebido críticas de diversos lados. O PSOL, por exemplo, recorreu ao Supremo Tribunal Federal para tentar derrubar a medida. Cotado para presidir a comissão especial, o senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PPS-DF) já apresentou 18 emendas ao texto do governo.

Uma das intenções do senador é obrigar a União a bancar em Estados e municípios a complementar o pagamento do piso nacional dos professores de educação básica. Para a relatoria o mais cotado é o deputado Alex Canziani (PTB-PR), que não apresentou, até o momento, nenhuma ideia para modificar o texto.

Reforma do ensino médio

Entre as mais de 400 emendas há propostas de várias alterações, entre elas a retomada da obrigatoriedade do ensino de língua estrangeira. Também há preocupações com as fontes de recursos. A MP estabelece que Estados e o Distrito Federal receberão ajuda da União por quatro anos para colocar em prática a Política de Fomento à Implementação de Escolhas de Ensino Médio em Tempo Integral.

Cristovam Buarque sugeriu que não haja prazo para esgotar o repasse. Já Lasier Martins (PDT-RS) coloca um limite de 10 anos. Apesar do elevado número de emendas, muitas delas tratam de temas semelhantes e poderão, quando analisadas pelo futuro relator do texto na comissão especial, ser incorporadas.

A medida provisória do ensino médio foi publicada em 23 de setembro e altera trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Esta quinta é o dia limite para que integrantes da comissão especial que vai analisar o texto apresentem emendas. A comissão terá 24 parlamentares, divididos igualmente entre deputados e senadores.


Endereço da página:

Links no texto: