Folha de S. Paulo


Sala de informática dá lugar a sistema interativo nas escolas tecnológicas

A escola que se propõe "tecnológica" deve prezar pela interatividade, sem medo de deixar os alunos livres para pesquisar na internet. É importante, nesse caso, oferecer infraestrutura que permita integrar esses elementos ao ensino de qualidade.

"A tecnologia precisa fazer parte do cotidiano do aluno, não só no laboratório de informática," diz Sonia Allegretti, doutora em educação pela PUC-SP e consultora educacional. "Tem que vir agregar novas coisas à escola tradicional."

Em vez de concentrar o uso da internet em momentos específicos, é necessário saber ensinar em conjunto com as possibilidades que a rede proporciona. A escola precisa, assim, oferecer estrutura básica como conexão de wi-fi rápida e tomadas nas salas.

O colégio que quiser ir além pode incorporar os tablets ao material escolar. Não faltam aplicativos educacionais no mercado, e algumas instituições até desenvolvem os seus próprios.

Isso não quer dizer que todos os alunos precisam ter esses dispositivos. Mas a escola tem de manter um estoque disponível para emprestar aos que não têm.

A sala de informática pode ser aposentada, mas é salutar que seja substituída por outros espaços.

Um exemplo é a sala multimídia, que congrega, além de computadores e dispositivos móveis, livros e materiais lúdicos para que o aluno integre todas essas fontes de conhecimento em uma mesma atividade.

OLHO VIVO - O que uma escola que se diz tecnológica precisa oferecer

Também é positiva a existência de espaços em que os alunos possam criar e pôr a mão na massa, como laboratórios de robótica, de marcenaria e, na toada das novas tecnologias, oficinas de aplicativos e mídias sociais.

Outra velha aliada que pode ser deixada para trás, segundo Anna Penido, diretora-executiva do Instituto Inspirare, é a apresentação de slides. "Hoje, se o aluno pode ver uma vídeo-aula, jogar um game, fazer um quiz, o Powerpoint é caretão. Ninguém tem muita paciência."

Para mostrar conteúdo on-line, é preciso que o professor tenha boa conexão à rede. A exibição para a classe pode ser feita por projetor fixo, por carrinho que anda de sala em sala ou até via recursos de espelhamento de iPad. Lousa digital é interessante, mas não imprescindível.

Em termos de estrutura, aponta Cláudia Prioste, professora de psicologia da educação da Unesp, é importante lembrar dos aspectos que fazem das escolas tradicionais ambientes agradáveis.

Classes com janelas que dão para ambientes arborizados, integração com a natureza no dia a dia, móveis fáceis de reorganizar para multiplicar dinâmicas de aprendizagem, quadras de esporte e bons refeitórios são itens essenciais em um espaço voltado à educação de qualidade, para além de qualquer avanço tecnológico.


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