Folha de S. Paulo


PUC-SP começa a demolir prédios históricos do curso de jornalismo

A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) começou a demolir o complexo conhecido como "Corredor da Cardoso", tradicional conjunto de prédios do campus da universidade em Perdizes, zona oeste da capital paulista.

No local funcionou a Faficla (Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes) até maio de 2011, quando os prédios foram fechados. O curso de graduação em jornalismo na universidade existe desde 1978.

A demolição começou há duas semanas. O espaço vai ganhar novos prédios voltados para a pós-graduação. Em nota, a universidade não estipulou prazos.

Nos últimos anos, o local ficou degradado. Praticamente vazio, continuava a ser usado por estudantes como área de festas e encontros.

Nos anos 2000, a reforma do "Corredor" foi uma demanda dos alunos e dos professores. Eles alegavam que os prédios já não tinham condições de receber aulas. "Em alguns lugares não havia extintores nem escada de incêndio", lembra a jornalista Ana Carolina Andrade, 27, que estudou no local de 2008 a 2011.

Em maio de 2011, a PUC fechou o complexo e transferiu os cursos de comunicação para outros prédios no campus. Alunos afirmaram que não foram avisados antes.

"Nós queríamos que o projeto dos novos prédios tivesse a participação da comunidade acadêmica, o que não estava ocorrendo. A PUC queria erguer prédios que não tinham nada a ver com a identidade histórica da universidade", diz Ana Carolina, que participou da gestão do Benevides Paixão, centro acadêmico de jornalismo.

"Tenho uma memória boa [do 'corredor']. É triste ser demolido. Era um prédio da comunicação. Espero que a PUC respeite a tradição e faça algo que mantenha a interação entre as pessoas", diz Ana.


Endereço da página:

Links no texto: