Folha de S. Paulo


Mais da metade das vagas da USP no Sisu está na área de humanas; confira

Rogério Tomazela-5.jul.2016/Folhapress
Vista aérea da raia olímpica da USP
Vista aérea da raia olímpica da USP

O estudante que quiser entrar na USP (Universidade de São Paulo) no ano que vem terá duas opções: prestar o vestibular da Fuvest ou fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Cerca de 21% das vagas da universidade vão estar no Sisu (Sistema de Seleção Unificada, que usa a nota do Enem). O restante será disputado pela Fuvest.

Das 11.072 vagas disponíveis no próximo vestibular da USP, 2.338 (21%) estarão no Sisu. Só três unidades não entraram no sistema: Faculdade de Medicina, Escola de Engenharia de São Carlos e Instituto de Física.

Como cada unidade decidiu quantas vagas colocariam no sistema, e por qual modalidade, a divisão dessas vagas é desigual entre os cursos e áreas. A área de humanas concentra 54% das vagas da USP no Sisu, seguido de exatas, com 26%. Cursos de biológicas respondem por 20% das vagas da USP no sistema.

Vagas na USP em 2017

Das 2.338 vagas no Sisu, 1.741 (16% sobre o total de vagas) são reservadas a alunos de escola pública. Dessas, 586 são para alunos da rede, mas que sejam pretos, pardos e indígenas. O restante, 597, estará no Sisu para ampla concorrência (para alunos de qualquer escola).

Cursos da área de humanas também concentram as vagas reservadas para a escola pública: 63% dessas cadeiras são em carreiras nessa área.

No último vestibular, a USP também destinou vagas ao Sisu, mas em número menor. A instituição tinha 13% das vagas no sistema e várias unidades que no próximo ano reservaram vagas, como a Faculdade de Economia e a de Arquitetura, haviam ficado de fora.


Endereço da página:

Links no texto: