Folha de S. Paulo


Ato de funcionários da USP prejudicou circulação de carros no Butantã

Newton Menezes/Futura Press/Folhapress
Funcionários bloqueiam vis em torno da entrada principal da USP na zona oeste de São Paulo
Funcionários bloqueiam vias em torno da entrada principal da USP na zona oeste de São Paulo

Funcionários da USP (Universidade de São Paulo) realizaram na manhã desta quarta-feira (6) uma manifestação em frente ao portão principal da instituição no Butantã, na zona oeste da cidade.

Os funcionários utilizaram carros de som para protestar por melhoria salarial, segundo a Polícia Militar, das 6h50 até as 10h30. A polícia não soube informar quantas pessoas participaram.

Durante a manifestação, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou o acesso da rua Alvarenga pela marginal Pinheiros. Com isso, os motoristas continuam a trafegar pela marginal nesse trecho. Já os motoristas que estavam na rua Alvarenga foram desviados para rua Professor Horácio Berlinck, depois avenida Valentim Gentil e Magalhães de Castro (pista local da marginal Pinheiros).

Os funcionários da USP reivindicam a renúncia do reitor da instituição, Marco Antonio Zago, melhora na qualidade da educação e do HU (Hospital Universitário), que enfrenta um desmonte nos últimos anos, com demissão de profissionais, fechamento de leitos e o consequente recuo no número de atendimentos à população, e em defesa do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores)

Os servidores técnico-administrativos da USP, que estão em greve desde o dia 12 de maio, são contra a proposta de reajuste de 3% oferecida pelo Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas), que reúne também Unesp e Unicamp.

-

RAIO-X DA USP

  • 6.055 professores e 15.516 funcionários técnico-administrativos
  • 94,8 mil alunos na graduação e pós-graduação¹
  • R$ 4,9 bilhões é o orçamento inicial da USP para 2016, mas a universidade calcula que deixará de receber ao longo do ano R$ 290 milhões (6%)
  • 104% é quanto a folha de pagamento da USP consome com relação às transferências do Estado

¹Anuário estatístico da USP (2014)


Endereço da página:

Links no texto: