Folha de S. Paulo


Atualidades são o terror dos alunos mal-informados; saiba como estudar

Nos vestibulares, as atualidades são a incógnita mais temida pelos estudantes na área de ciências humanas. Se escrever uma redação exige treino, acompanhar as notícias demanda um hábito que muitos candidatos não têm.

"É difícil o aluno seguir todos os meios de comunicação. É importante que os professores aproveitem as aulas para sintetizar os acontecimentos", diz Vagner Augusto, que leciona geografia no cursinho do Anglo.

Vinícius Sesso, 19, estudante do mesmo pré-vestibular, diz que só dá um pulo no noticiário aos finais de semana. "Leio algumas notícias no trem, no metrô, mas sempre de forma bem corrida."

Sabendo que esse tipo de aluno prevalece em sala, Augusto criou um método: ele faz "pílulas" de notícias mais quentes da semana e as contextualiza. "Quando o professor comenta um assunto, ajuda. Não dá para ler tudo sozinho", afirma Sesso.

Zanone Fraissat/Folhapress
Vagner Augusto dá aula de atualidades no cursinho Anglo, em São Paulo
Vagner Augusto dá aula de atualidades no cursinho Anglo, em São Paulo

O estudante Matheus Mansour El Batti, 19, do Objetivo, segue a mesma bula de seus pais: lê jornal diariamente. "As provas exigem um envolvimento com o mundo, um discernimento para entender as alternativas que não são oito ou oitenta", diz ele, que pretende cursar medicina.

Cada cursinho tem um jeito próprio de dissecar os temas contemporâneos. No Objetivo, o conteúdo está disponível em videoaulas. Já no Poliedro, o assunto é repassado em aulas presenciais. E no Intergraus, a matéria é customizada para atender o exame que o aluno vai prestar.

O segredo para se dar bem nas atualidades é desenvolver um hábito de leitura e estudar geografia e história, ensina o professor de história Daniel Pereira, do Poliedro.

"Os alunos confundem muito os conceitos, como os sistemas políticos ou como funciona o Judiciário", diz. Ele exemplifica: na operação Lava Jato, "suspeito" não é o mesmo que "indiciado".

As aulas de Pereira sempre começam com uma introdução histórica e incluem a situação geopolítica de cada país. Depois, os alunos discutem os tópicos do programa, com os eventos políticos mais significativos dos últimos meses.

AJUDA EXTRA

É raro no currículo do ensino médio a inclusão de aulas específicas de atualidades. Muitos vestibulandos fazem uso de material extracurricular, como revistas, livros e filmes, que ajudam na compreensão de um fato.

Para o professor de geografia Eder Melgar, do cursinho Intergraus, contexto, no entanto, não é tudo. Em provas como as da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) ou da Cásper Líbero, o candidato tem que memorizar informações simples, como o nome do diretor do filme que ganhou o Oscar.

"Varia muito de um vestibular para outro", diz Melgar. "O aluno tem que saber o que está em jogo em um fato. Não só saber que o Trump está disputando as eleições americanas, mas que corrente ideológica ele representa, quais vão ser as propostas dele."

Na Fuvest, organizadora da prova da USP, e na PUC-SP, as atualidades são cobradas em questões interdisciplinares, junto às de biologia e geografia, por exemplo.

A Unicamp, que costumava seguir o perfil da Fuvest, mudou em 2016. Na segunda fase, uma pergunta exigiu, por exemplo, conhecimentos específicos sobre o grupo terrorista Estado Islâmico.

Se os fatos do cotidiano aparecem mais nas questões objetivas e discursivas de humanas, o aluno não pode se esquecer da redação, ainda mais a do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A preocupação com a prova de texto do exame nacional é tamanha, que os cursinhos também passaram a ensinar atualidades nas aulas de redação. "O aluno tem que ter um mínimo de ligação com as notícias e saber quais são os temas atuais para ir bem na prova", afirma Daniel Pereira, do Poliedro.

-

LISTA DE APOSTAS
Assuntos prováveis no vestibular deste ano

*

Matthieu Alexandre - 9.jan.2015/AFP
Arco do Triunfo com a mensagem
Arco do Triunfo com a mensagem "Paris é Charlie", em memória aos mortos no atentado ao jornal

ATENTADOS TERRORISTAS
O atentado em Paris, em novembro de 2015, e o massacre de jovens LGBTs numa boate na Flórida, em junho deste ano, também são temas certos. Ambos têm conexão aparente com o grupo terrorista "Estado Islâmico". O estudante deverá discorrer sobre xenofobia, tensões imigratórias e, no caso da balada americana Pulse, homofobia

*

POLÍTICA LATINO-AMERICANA
A América Latina vive uma reviravolta, com o restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos; o caos político da Venezuela e os resultados do primeiro ano de mandato de Mauricio Macri, na Argentina. O aluno deve conhecer as causas desses processos e quais são os agentes políticos envolvidos

*

Vanderlei Almeida - 13.mai.2016/AFP
Presidente afastada Dilma Rousseff (PT) no Palácio da Alvorada, em Brasília
Presidente afastada Dilma Rousseff (PT) no Palácio da Alvorada, em Brasília

LAVA JATO e IMPEACHMENT
O acontecimento político brasileiro mais marcante de 2016, até agora, é o processo de impeachment que afastou a presidente Dilma Rousseff. O tema será cobrado indiretamente nos vestibulares, preveem professores, em perguntas sobre combate à corrupção, organização partidária e reforma política

*

Marcel Merguizo - 10.jun.2016/Folhapress
Prédio do Velódromo, ainda em obras, no Rio
Prédio do Velódromo, ainda em obras, no Rio

OLIMPÍADA
Os percalços da estruturação dos Jogos do Rio ganharam atenção da mídia. O impacto ambiental do evento será assunto provável em questões interdisciplinares sobre química e biologia

*

Avener Prado/Folhapress
Casa do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), após rompimento de barragem
Casa do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), após rompimento de barragem

AMBIENTE
A tragédia do Rio Doce, em Mariana (MG), não morreu em 2015. Vale conhecer a repercussão que o acidente teve sobre os moradores e a atuação da companhia Samarco, criticada por ambientalistas

*

Patrick T. Fallon/Reuters
Candidatos à Casa Branca, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump
Candidatos à Casa Branca, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump

ELEIÇÕES NOS EUA
A polarização entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump deve aparecer nas provas relacionada a temas como atentados terroristas e direitos trabalhistas

*

Adriano Vizoni - 4.dez.2015/Folhapress
Bebê com microcefalia internado em hospital no Recife
Bebê com microcefalia internado em hospital no Recife

ZIKA e MICROCEFALIA
O vírus da zika e sua associação com a microcefalia são assuntos potenciais. O aluno deve conhecer o histórico da doença, a sua causa, os sintomas e as iniciativas tomadas contra ela

*

Carla Carniel/Frame/Folhapress/Folhapress
Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, em 2015, contra o machismo e o preconceito em SP
Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, em 2015, contra o machismo e o preconceito em SP

FEMINISMO
A redação do Enem, em 2015, foi "violência contra a mulher". O estupro coletivo de uma jovem no Rio de Janeiro reacendeu o debate sobre o tema. Fique atento! A prova deve exigir o que significa a "cultura do estupro"

*

Mohammad Abu Ghosh - 31.mai.2016/Xinhua
Campo de refugiados sírios na Jordânia
Campo de refugiados sírios na Jordânia

REFUGIADOS e XENOFOBIA
A crise dos refugiados do Oriente Médio na Europa é um assunto quente. O aluno deve saber como cada país lida com imigrantes e refugiados, além de apontar as rotas de migração


Endereço da página: