Folha de S. Paulo


Univesp abre quase mil vagas para ensino a distância de engenharia

Em meio a cortes de recursos no ensino superior público, a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) lançou nesta segunda-feira (23) um edital para o seu vestibular com quase mil novas vagas em engenharias.

Os cursos serão oferecidos a distância, como todas as modalidades da Univesp. Estão previstos encontros presenciais dos alunos a cada 15 dias, em polos, para atividades como "práticas laboratoriais e avaliações".

Eduardo Knapp - 28.jul.13/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 28-07-2013 15h25:Formatura da primeira turma de curso (de Pedagogia) a distancia da UNIVESP com parceria com a UNESP. Alunos e familiares durante cerimonia no auditorio do Palacio dos Bandeirantes (Foto Eduardo Knapp/Folhapress.COTIDIANO)
Formatura de curso de Pedagogia da Univesp, em 2013

Ao todo, serão 918 novas vagas em engenharias de produção e de computação –cursos que duram cinco anos. A Poli-USP oferece 870 vagas em todas as engenharias anualmente.

A escolha de "engenharias" para a oferta dos cursos se dá, de acordo com Carlos Vogt, presidente da Univesp, "pela ampla demanda social por este tipo de curso".

"E, por outro, pela demanda do próprio mercado de trabalho por profissionais qualificados nessas áreas, no Estado e no país", diz Vogt.

Esse é o primeiro processo seletivo da universidade virtual anunciado neste ano. Em 2014, a universidade teve 3.330 vagas em três cursos: licenciatura em "ciências naturais" (química, física e biologia), matemática e engenharias.

Lançada em 2010 como um programa do governo estadual do PSDB, a Univesp ganhou status de universidade em abril de 2012.

A instituição tem se configurado como uma promessa de aumento de vagas em graduação no ensino superior público paulista –sob o nariz torcido de associações docentes e do movimento estudantil da USP, da Unesp e da Unicamp, que são contra o ensino a distância.

As inscrições para o vestibular das engenharias da Univesp seguem até às 14 horas do dia 13 de junho.


Endereço da página: