Folha de S. Paulo


Ministério da Educação define data para Enem 2016: 5 e 6 de novembro

O MEC (Ministério da Educação) deve anunciar nesta quinta-feira (14) a data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016. As provas vão ocorrer no fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro.

O Enem é realizado normalmente em outubro, mas por causa das eleições de 2016 a aplicação foi adiada - o que já aconteceu nos anos anteriores. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, agendou para esta quinta-feira entrevista coletiva para dar detalhes sobre o edital do exame.

Dario Oliveira - 10.nov.2014/Código19/Folhapress
Estudante cai antes do fechamento dos portões da Uninove, na Barra Funda (zona oeste de SP), no segundo dia de provas do Enem
Estudante cai antes de portão fechar na Uninove, na Barra Funda (zona oeste), durante Enem de 2014

O exame é adotado como seleção de praticamente todas as universidades e institutos federais. Também é critério de acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e a bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). Pelo menos até o ano passado a prova também era usada para certificação de conclusão do ensino médio, mas o MEC anunciou que pretende criar outro exame para essa finalidade. A pasta, no entanto, não indicou quando o novo exame será lançado.

Em 2015, o Enem recebeu 7,7 milhões de inscritos em 2015, mas 1,9 milhão (25,5%) faltaram. De acordo com regra criada no ano passado, estudantes isentos da tarifa em 2015 e que não compareceram na prova só poderão se inscrever novamente caso paguem a taxa. Também no ano passado o MEC aumentou a taxa de inscrição, de R$ 35 para R$ 63.


Endereço da página:

Links no texto: