Folha de S. Paulo


Gestão Alckmin suspende bônus para professores de SP e promete reajuste

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) suspendeu o pagamento do bônus para os professores e servidores da educação neste ano. É a primeira vez que o governo do Estado deixa de pagar a bonificação desde que a política foi criada, em 2008.

O governo do Estado pretende utilizar o valores que seriam pagos com o bônus para conceder um reajuste à categoria. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira a entidades sindicais.

Esse reajuste seria de 2,5% a serem pagos a partir de abril, segundo os sindicatos. A Secretaria de Educação do Estado não confirma o porcentual. No ano passado, os servidores da educação ficaram sem reajuste salarial.

Recebem o bônus os profissionais das escolas que atingiram as metas de desempenho do indicador de qualidade do Estado, o Idesp. No ano passado, 232 mil servidores da educação receberam um total de R$ 1 bilhão em bônus. O montante foi pago em duas vezes.

Marlene Bergamo/Folhapress
Em junho de 2015, professores da rede estadual saíram de uma greve de 89 dias sem reajuste
Em junho de 2015, professores da rede estadual saíram de uma greve de 89 dias sem reajuste

Para a professora Maria Izabel Noronha, presidente da Apeoesp, principal sindicato da categoria, o porcentual indicado para reajuste é tão baixo, "que não da para iniciar uma negociação". A entidade tem uma assembleia marcada para o dia 8 e ameaça iniciar um movimento de greve.

O presidente do CPP (Centro do Professorado Paulista), José Maria Cancelliero, também criticou a proposta. "A nossa opinião é que esse porcentual de 2,5% é uma miséria. O professor está sem reajuste desde 2014, mas a choradeira do governo é que está em crise e que não tem arrecadação", diz.

Em geral, os sindicatos sempre foram contrários à política de bônus e defendem a incorporação dos valores ao salário. Entre os professores da rede, há sempre grande expectativa para o pagamento, que ocorre em março.

Neste ano, os dados do Idesp tiveram avanço nas três etapas da educação básica. Os dados indicam que o número de professores beneficiados neste ano seria maior do que no ano anterior. O Estado já havia cancelado o pagamento de bônus às escolas ocupadas no ano passado durante a realização da prova de desempenho, o Saresp.

Como a bonificação é prevista em lei, o Estado apresentou às entidades uma minuta de projeto de lei para a conversão dos recursos financeiros destinados ao pagamento da Bonificação para o estabelecimento de índice de reajuste. A pasta não indicou se o projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa.

Na justificativa do projeto, o governo defende que a proposta "atende uma das mais significativas reivindicações da rede estadual de ensino". Caso seja confirmado, o reajuste deve atingir também os aposentados.


Endereço da página:

Links no texto: