Folha de S. Paulo


Enade 2016 será aplicado em novembro para 18 graduações

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quinta-feira (10) a lista de cursos que passarão pela avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em 2016.

Estudantes concluintes de 18 graduações, entre elas a de medicina, farão a prova no dia 20 de novembro. A portaria com a lista de cursos e regras de aplicação foi publicada no "Diário Oficial" da União.

O Enade é aplicado ao mesmo grupo de carreiras a cada três anos. A partir do exame, o MEC realiza a avaliação dos cursos e instituições de ensino superior. Os estudantes são obrigados a fazer o exame para conseguir o diploma, embora o desempenho não seja levado em conta em seu histórico escolar nem tenha impacto na formatura.

Arquivo/Agência Brasil
As provas, com duração de quatro horas, terão início às 13h (horário de Brasília)
Estudantes realizam prova do Enade 2015

Deverão realizar a prova alunos dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também estão na lista cursos que conferem o diploma tecnólogo: agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

Cabe às instituições de ensino convocarem os estudantes. Devem participar alunos de bacharelado com previsão de término da graduação até julho de 2017 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária até o dia 31 de agosto. No caso dos tecnólogos, fazem a prova alunos com conclusão prevista até dezembro de 2016 ou que alcancem no mínimo 75% da carga horária até o fim de agosto deste ano.

Quem estiver no exterior em atividades curriculares será dispensado. Estudantes que tiverem impedimento de fazer a prova precisam solicitar dispensa, segundo portaria do MEC.


Endereço da página: