Folha de S. Paulo


Enem já seleciona 25% dos alunos do ensino superior

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já é a ferramenta de seleção de 25% dos alunos do ensino superior brasileiro: são 1,2 milhão de ingressantes com a nota do exame. Adotado de forma mais abrangente pelas universidades federais, o Enem também tem sido usado por instituições privadas.

A Sinopse Estatística do Censo da Educação Superior de 2014 trouxe pela primeira vez o detalhamento de seleção de alunos pelo Enem. Criado em 1998 como avaliação do ensino médio, o Enem foi reformulado em 2009, e passou a ter características de vestibular.

Nas federais, 74% dos novos alunos de 2014 foram selecionados por meio do Enem. Em geral, as instituições que adotam o exame como modelo único de seleção disponibilizam as vagas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O exame já é usado para selecionar 11% dos estudantes das universidades estaduais. A partir deste ano, por exemplo, a USP (Universidade de São Paulo) passou a colocar parte das vagas no Sisu —informação ainda não computada nos dados divulgados.

Em 2014, 18% dos alunos das instituições particulares de ensino superior do país são escolhidos pelo Enem. Já nas municipais, 6% entraram via Enem. No ano passado, 5,8 milhões de pessoas fizeram o exame. Além do Sisu, a prova é critério, por exemplo, para ter acesso ao Fies e ao ProUni (Programa Universidade Para Todos).

Entenda o Fies

ALTERAÇÕES NO PROGRAMA - Mudanças feitas pelo MEC para o Fies de 2015 vêm motivando polêmicas


Endereço da página:

Links no texto: