Folha de S. Paulo


Artistas famosos participam de evento para apoiar estudantes de São Paulo

Vinte artistas conhecidos do público vão participar neste domingo (6) e segunda-feira (7) da Virada Ocupação, evento que acontecerá em várias escolas de São Paulo em apoio aos estudantes que ocuparam colégios e protestaram nas ruas contra o processo de reorganização de ensino que havia sido decidido pelo governo de Geraldo Alckmin.

Entre os artistas estão Criolo, Letícia Sabatella e Caravana Tonteria, Pitty, Maria Gadú, Céu, Tiê, Arnaldo Antunes, Chico César e Tico Santa Cruz.

A Virada Ocupação é organizada pelo Minha Sampa, rede de mobilização independente que apoia o movimento dos estudantes secundaristas desde o início dos protestos.

Por questões de segurança, os endereços das escolas onde o evento será realizado não serão divulgados. No entanto, neste domingo uma parte da Virada Ocupação será realizada em local aberto.

Os interessados em saber onde os shows abertos ocorrerão precisam se cadastrar na página do Minha Sampa para serem informados por SMS uma hora antes das apresentações.

Quase um mês após as primeiras invasões de escolas por estudantes, Alckmin anunciou a suspensão do processo de reorganização. Com o recuo, o secretário de Educação, Herman Voorwald, pediu demissão.
O decreto que revoga a reorganização escolar foi publicado neste sábado (5) no Diário Oficial de São Paulo.

A Virada Ocupação começou a ser organizada antes da decisão do governador de cancelar a reorganização. Os participantes decidiram manter as apresentações para celebrar o recuo e mostrar que a mobilização dos estudantes continua.

O evento será realizado por meio da participação de voluntários. Setecentas pessoas se inscreveram para trabalharem como produtoras da virada. Além dos artistas famosos, outros 800 fizeram inscrição para se apresentarem. O mesmo número de pessoas se ofereceu para filmar, fotografar ou escrever sobre os shows.

Nas escolas, os estudantes participarão também de oficinas e palestras durante os dois dias da Virada Ocupação. Em algumas escolas os alunos e os produtores do evento farão mutirões de pintura e manutenção para revitalizar os prédios.

O projeto de Alckmin fecharia 92 escolas e transferiria 311 mil alunos a fim de melhorar a gestão e obter ganhos econômicos.


Endereço da página: