Folha de S. Paulo


Vídeo mostra confronto entre policiais e alunos em escola no centro de SP

Veja vídeo

Policiais e manifestantes entraram em conflito nesta terça-feira (1º) dentro da Escola Estadual Maria José, no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo, após pais e professores tentarem desocupar o colégio.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver um dos momentos da confusão. A PM chegou a usar gás de pimenta na ação.

No início das imagens, um policial empurra um dos manifestantes. Segundos depois ele é contido por outros policiais. Mesmo com a confusão, os estudantes decidiram permanecer na ocupação. A reportagem esteve na escola na manhã desta terça e registrou algumas cenas da confusão em fotos.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que "um baderneiro, que não era estudante, agrediu o diretor da escola com uma cadeirada e por isso foi necessária a ação da equipe policial."

A Polícia Militar disse ter usado gás de pimenta "para afastá-lo e conter o tumulto formado por estudantes que ocupam a escola". A Secretaria do Estado da Educação foi questionada, mas não comentou o caso.

O grupo de educação do Ministério Público Estadual entrou com ação para pedir a suspensão da reorganização das escolas estaduais em parte do Estado. O entendimento é que a mudança na rede não visa a melhoria da qualidade de ensino, mas economia de recursos.

A gestão tucana vai dividir parte dos colégios por ciclos únicos de ensino (anos iniciais e finais do fundamental e o médio). Esse plano prevê para 2016 o fechamento de 92 escolas e o remanejamento de 311 mil alunos –a rede estadual tem 5.147 escolas e atende a 3,8 milhões de estudantes. Ao todo, 754 escolas atenderão só um ciclo de ensino no Estado.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) publicou nesta terça-feira (1°) decreto em que autoriza a transferência de funcionários da Secretaria da Educação para adequação da reforma das escolas. A transferência, de acordo com o decreto, será realizada para os "casos em que as escolas da rede estadual deixarem de atender um ou mais segmentos, ou, quando passarem a atender novos segmentos". Porém, a medida não informa o número de funcionários que serão afetados com a nova disposição.

A proposta de reorganização foi anunciada em setembro e deve ser aplicada no ano letivo de 2016. Desde o dia 9 de novembro, estudantes ocupam escolas em São Paulo em protesto contra a medida. Há 194 escolas ocupadas, segundo balanço desta terça divulgado pela Secretaria do Estado de Educação. A escola estadual Coronel Antônio Paiva de Sampaio no bairro Quitaúna, em Osasco, na Grande SP, foi alvo de vandalismo na noite desta segunda-feira (30).

Mudanças na educação


Endereço da página:

Links no texto: