Folha de S. Paulo


Às vésperas de dia decisivo, escola invadida em Pinheiros faz minifestival

Espécie de núcleo do movimento estudantil contra a reorganização das escolas pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB), a Fernão Dias Paes, em Pinheiros (zona oeste), teve um domingo aberto à comunidade –com shows de artistas como Chico César– e sem a presença da PM.

Nesta segunda (23), deve ser analisada pelo Estado uma contraproposta feita pelos alunos para o fim das invasões nos colégios. Entre os pedidos está o não fechamento de escolas e o debate com os estudantes ao longo de 2016, e não até o fim de 2015.

A Secretaria de Estado de Educação informou que se mantém "aberta ao diálogo" e que o processo de reorganização foi estudado e analisado pelas diretorias regionais e comunidade escolar.

Segundo a pasta, até sábado (21) o número de escolas tomadas pelos alunos era de 74. Não houve atualização no domingo. Já nos cálculos dos manifestantes, as invasões passaram de uma centena.
"Pelo que ouvi, já chegamos a 102", disse uma professora da Fernão Dias.

Convidado por professores e pais de alunos, o cantor Chico César, que mora nas imediações da escola, se apresentou no pátio da Fernão.

"Esses alunos estão ganhando a simpatia do país todo. É um movimento que transcende a simples questão de fechar escolas, ele é muito mais amplo, é por uma educação melhor", disse o compositor.

O minifestival realizado neste domingo também teve shows do grupo As Sambadas e de Peri Pane.


Endereço da página:

Links no texto: