Folha de S. Paulo


Justiça dá 24 horas para alunos saírem de escola da zona oeste de SP

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a reintegração de posse da escola estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

A ocupação dos alunos entrou no terceiro dia. Do lado de fora, cerca de 50 pessoas ligadas a movimentos sociais, como o MPL (Movimento Passe Livre) e MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) também continuam acampados.

O juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 5ª Vara de Fazenda Pública, deu prazo de 24 horas para que os alunos desocupem o prédio espontaneamente a partir do momento em que forem intimados pelo oficial de Justiça. Após esse prazo, as pessoas serão "retiradas coercitivamente". A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) disse que vai recorrer da decisão, publicada na noite desta quarta-feira (11).

Bedendi determinou ainda que a desocupação seja acompanhada por representantes da Secretaria do Estado de Educação, da Procuradoria-Geral do Estado e do Conselho Tutelar.

Às 9h desta quinta-feira (12), representantes da secretaria da Educação fizeram proposta de diálogo a alunos que ocupam o prédio. Os estudantes foram convidados para uma conversa com o secretário estadual de educação, Herman Voorwald. A pasta diz que disponibilizou um ônibus para realizar o transporte dos alunos, que se recusaram a deixar o local.

"Aceitamos o diálogo desde que seja aqui", afirmou Heudes Oliveira, 18, porta-voz dos alunos que ocupam a escola. "Isso é uma tentativa de nos tirar da escola. Ele pode vir aqui e conversar com todos os alunos. Agora é a vez da nossa voz, não da dele." Oliveira também foi porta-voz do MPL (Movimento Passe Livre) na articulação dos protestos de junho de 2013.

A secretaria reforça que se mantém aberta ao diálogo. A capitão Cibele Marsolla, da assessoria de imprensa da PM, disse que a corporação ainda não foi avisada sobre a reintegração de posse e que irá apoiar o oficial de Justiça quando ele for notificar os alunos.

Na madrugada desta quinta, os estudantes publicaram um manifesto nas redes sociais reclamando que o governo se recusa a ouvir o grupo e que a ocupação continua por tempo indeterminado. Os manifestantes também disseram que sabem da intenção do governo de pedir a reintegração de posse da escola, mas que pretendem resistir.

'VOCÊ TEM FILHO?'

Às 17h desta quinta (12), uma mãe foi impedida de entregar roupas e produtos de higiene para a filha, que participa da ocupação da escola Fernão Dias Paes. "Você tem filho?", perguntou, em desespero, Maria Aparecida à PM que negara passar os objetos a sua filha de 17 anos.

Os alunos têm recebido roupas e alimento pelas grades da escola, com revista dos policiais.

Após a intervenção de advogados voluntários, os policiais reverteram a decisão.

Segundo a capitão Cibele Marsolla, da assessoria de imprensa da PM, os alunos podem receber água, comida, roupas e itens de higiene. Ela não soube explicar por que Maria Aparecida foi inicialmente impedida de levar roupas à filha.

MAIS PROTESTO

Um grupo de alunos ocupam a escola estadual Salvador Allende Gossens Presidente, na zona leste de São Paulo, desde a madrugada desta quinta-feira (12). A instituição será uma das 94 escolas que será fechada a partir de 2016 com a implantação do novo sistema de ciclos proposto pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB).

A Polícia Militar informou que os alunos ocuparam a escola por volta das 5h30 e estão dentro da unidade. Do lado de fora, os estudantes colocaram faixas e cartazes contra a proposta de reorganização dos ciclos da rede paulista de ensino. A PM informa que o ato é pacífico.


Endereço da página:

Links no texto: