Folha de S. Paulo


Gestores precisam aprender a entender estudos, diz educador

Gestão privada de escolas públicas tem impacto positivo? E aumento de gastos com o setor? O livro "Educação Baseada em Evidências: Como Saber o que Funciona na Educação", a ser lançado nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Alfa e Beto, busca responder essas e outras questões.

A publicação utilizou a técnica chamada de metanálise, em que se considera diversos estudos e se identifica qual resultado é mais robusto.

Presidente do instituto e coautor do trabalho, João Batista Oliveira afirma que um dos principais objetivos da obra é auxiliar gestores públicos a tomar decisões. "Muitos tomam decisões precipitadas, às vezes com base em apenas um estudo, sem considerar que podem haver conclusões diferentes", diz Batista, que foi secretário-executivo do Ministério da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

No caso da gestão privada de escolas públicas, por exemplo, a experiência americana (charter schools) aponta que pode haver ganhos. Já a experiência no Chile (vouchers) tem resultados menos positivos. "Ter uma boa ideia não é suficiente. A aplicação do programa é tão importante quanto."

No caso dos recursos, o simples aumento não mostra melhoria na qualidade do ensino, segundo os estudos analisados no livro. A obra será apresentada nesta quarta, em Brasília, durante seminário do instituto.


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