Folha de S. Paulo


Baixe aplicativo da Folha e calcule sua nota do Enem 2015

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quarta-feira (28) o gabarito oficial das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015, realizadas no último fim de semana.

Os candidatos só terão acesso às notas individuais na primeira semana de janeiro. Isso porque o MEC usa uma tecnologia específica –a chamada TRI– para compor as notas. Esse sistema atribui pesos diferentes para as questões, dependendo do grau de dificuldade delas. As notas serão divulgadas junto com o edital com o número de vagas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Se quiser saber agora sua nota, baixe o aplicativo Quero a Minha Nota!, desenvolvido pela Folha em parceria com a empresa de tecnologia educacional TunEduc.

A partir dos gabaritos de milhares de usuários, o app faz cálculos semelhantes aos da TRI, utilizada na elaboração e correção do Enem, para estipular o valor de cada questão. Quanto mais usuários no app, mais precisa será a sua nota. Funciona assim: você baixa o aplicativo de graça e insere as suas respostas na cor correspondente à sua prova do Enem (cinza, azul, amarelo ou rosa). Uma vez inserida as respostas, não dá mais para mudar!

O Quero Minha Nota! confere o gabarito e ainda entrega uma estimativa bastante precisa da sua nota Enem, calculada de acordo com a dificuldade de cada questão e separada por área do conhecimento, como na devolutiva oficial.

Com a sua nota em mãos, é possível estimar em quais cursos e universidades federais que adotam o Sisu que você conseguiria entrar nesse ano, considerando as notas de corte do ano passado.

De acordo com o ministério, as provas digitais serão disponibilizadas no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão que organiza o exame, na próxima sexta-feira (30).

A edição deste ano teve 7,7 milhões de inscritos, com taxa de abstenção foi de 25,5% (o que corresponde a cerca de 1,9 milhão de pessoas).

O índice é o menor desde 2009, quando o exame começou a ganhar força como meio de seleção para ingresso nas universidades públicas do país. O ministro Aloizio Mercadante (Educação) atribuiu o menor índice de ausência às regras para obter isenção nas taxas de inscrição, que exigem a participação dos estudantes, e à inclusão do Enem como critério de seleção em programas como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

"A motivação para o Enem vem crescendo ano a ano, pelas oportunidades que vem sendo dadas, como Prouni e Fies. Muitos que fazem o exame pretendem entrar em um novo curso ou na universidade pública", afirma.


Endereço da página:

Links no texto: