Folha de S. Paulo


Candidato pede sala silenciosa, mas faz prova do Enem ao som de forró

Candidatos ao Enem que provaram com laudo médico a necessidade de fazer a prova em lugares silenciosos tiveram samba e forró como som ambiente do exame do último domingo (25).

O episódio, em Santo André, na Grande SP, envolveu dois estudantes com TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade). A sala indicada para a prova deles ficava perto de um clube com festa naquele mesmo dia.

Heitor Marconi Blasio e Lucca Moreira Lopes, ambos com 17 anos, tentam as carreiras de engenheira e medicina, respectivamente. Eles alegam que, por causa da barulheira, perderam a concentração, ficaram irritados e com dor de cabeça. O samba rolou por cinco horas.

Os dois candidatos dizem que se queixaram do barulho aos fiscais de prova, realizada no Instituto de Ensino Superior da cidade, e que esses teriam chamado a PM. Mas, como o clube tem alvará de funcionamento regularizado, nada pôde ser feito.

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quarta-feira (28) o gabarito oficial das provas do Enem, realizadas no último fim de semana.

De acordo com a Abda (Associação Brasileira do Deficit de Atenção), o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Tem sintomas como desatenção, inquietude e impulsividade.

Fabio Braga - 24.out.2015/Folhapress
Estudantes chegam para o segundo dia de prova do Enem em universidade de São Paulo
Estudantes chegam para o segundo dia de prova do Enem em universidade de São Paulo

Para a neuropsicóloga e professora da Universidade Anhanguera, Fabiana Wanrhath Jacopucci, "qualquer estímulo intenso" tira o foco de concentração de uma pessoa com deficit de atenção.

"Quem tem deficit de atenção tem dificuldade de selecionar qual estímulo é o mais importante. É como estar em uma feira, com vários feirantes tentando vender um produto, e não saber para onde olhar. Com ansiedade, o processo fica mais complicado."

Justamente por isso, tanto a família de Blasio como a de Lopes enviaram laudos médicos à organização do Enem requisitando atenção para as condições de silêncio no local da realização das provas.

Ambos também tiveram uma hora a mais para concluírem o exame, uma vez que possuem mais dificuldade de concentração.

"No sábado, sem barulho, meu filho conseguiu ir muito bem na prova. Já no domingo, o rendimento dele caiu totalmente, assim como o de outras pessoas com TDAH que estavam na sala. O som do clube era muito alto e afetou o desempenho dele", disse Fernanda Lopes, mãe de Lucca.

A Folha tomou conhecimento do caso por meio de mensagem enviada em um de seus canais nas redes sociais.

OUTRO LADO

Em nota, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão que organiza o exame, diz que as provas do Enem na Uniesp de Santo André "transcorreram dentro das normas previstas em edital".

Segundo o instituto, todos que realizaram o exame no local "conseguiram concluir as provas normalmente."

Ainda de acordo com o Inep, "um participante manifestou desconforto com uma situação de barulho externo e foi deslocado para outra sala, onde também pode concluir o exame normalmente".


Endereço da página:

Links no texto: