Folha de S. Paulo


No Rio, candidatos do Enem elogiam tema de redação

O tema da redação do Enem em 2015 –a violência contra a mulher– sensibilizou candidatos que concluíram o segundo dia de provas neste domingo (25) no Rio.

Na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), um dos principais locais de prova da cidade, alguns estudantes elogiaram a escolha da organização do Enem.

A operadora de telemarketing Erika Barbosa, 24, achou o tema oportuno. Disse presenciar em sua vizinhança cenas frequentes de violência.

"Eu tenho um vizinho muito grosseiro, que sempre agride a mulher dele verbalmente e, às vezes, fisicamente. Eles moram em frente à minha casa e eu não sei como lidar com a situação", disse Erika, que participou pela primeira vez do Enem.

A assistente administrativa Alba Lima, 48, defendeu na redação que haja mais rigor na punição a quem pratica crimes contra as mulheres. "Muitas vezes o homem não bate, mas agride verbalmente em casa e no trabalho e acaba saindo impune. Esse é um tipo de agressão pior, porque é invisível", disse.

Alba tentou o Enem pela primeira vez, por conselho de seus dois filhos, que realizaram a prova em outros locais. Ela pretende cursar fisioterapia.

Além da redação, a prova contou com 90 questões, de linguagens –português e língua estrangeira– e matemática. No dia anterior foram aplicadas as provas de ciências da natureza e ciências humanas.

NOTA

Quem quiser saber a nota obtida logo após o exame pode utilizar o aplicativo Quero a Minha Nota, lançado pela Folha em parceria com a empresa de tecnologia educacional TunEduc.

Baixe o aplicativo Quero a minha Nota! para Android

Raio-X do Enem
p(division). -


Endereço da página:

Links no texto: