Folha de S. Paulo


Matemática assusta mais que redação no 2º dia do Enem; veja correção

A prova de matemática foi mais difícil do que a de redação, na opinião de candidatos que fizeram o segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em São Paulo.

Acompanhe ao vivo comentário dos professores

Na prova de matemática caíram questões de lógica, trigonometria e perguntas que exigiam a leitura de gráficos. Já o tema da redação deste ano foi "a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Veja a correção do cursinho Objetivo
Veja a correção do cursinho Anglo
Veja a correção da Oficina do Estudante

"A redação foi a parte mais fácil, mais interessante de fazer", diz Erica Paloma Sena, 18, que prestou o Enem no campus da Uninove da Barra-Funda, zona oeste da capital. Para ela, o pior foi matemática.

Graziele Fagundes, 25, que pretende cursar direito, concorda. "Para quem já tem algum curso superior ou técnico pode ser fácil, mas para um exame de nível médio estava muito difícil, tinha que saber várias fórmulas", afirma.

TEMA AGRADOU

Os últimos candidatos a sair, por volta das 19h, comemoravam o tema da redação. "É uma benção depois de uma semana de notícias horríveis como foi essa", diz Maria Laura Grillo, 17, se referindo à aprovação na Câmara do projeto de lei que dificulta aborto legal e pune venda de abortivos.

"Foi incrível. Dava pra falar de Índia, cultura do estupro, brinquedos 'de menino' e 'de menina', turismo sexual", diz Inaye Silva, 16.

Lucas Alves, 19, disse que escreveu tanto que teve que cortar. "Aprendi mais fazendo o Enem do que indo à escola."

A transexual Brunna Valim saiu otimista da prova. "Pude expor várias sugestões políticas que eu tenho. Além de poder falar de todos os aspectos que envolvem a questão de gênero", disse a candidata, que pretende cursar ciências sociais "para melhorar a política".

Brunna também elogiou a coordenação da prova, que respeitou a questão de gênero. "O meu nome social estava no cartão e consegui usar o banheiro feminino sem maiores problemas."

Alguns candidatos tiveram dificuldade para argumentar sobre o tema. "Bater em mulher está errado e pronto. Precisei de outros elementos para fazer o meu texto", conta Beatriz Modesto, 17, que pretende cursar Relações Internacionais no ano que vem.

Além da redação, os candidatos tiveram que resolver 90 questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Dentre essas, cinco eram sobre língua estrangeira (inglês ou espanhol, dependendo do estudante).

NOTA

Quem quiser saber a nota obtida logo após o exame pode utilizar o aplicativo Quero a Minha Nota, lançado pela Folha em parceria com a empresa de tecnologia educacional TunEduc.

Baixe o aplicativo Quero a minha Nota! para Android

Raio-X do Enem
p(division). -


Endereço da página:

Links no texto: